Capa: foto do filme Jovem Rainha Vitória, disponível no streaming de filmes da Brasil Paralelo.
Como não se alegrar com filmes de romance? Histórias de amor servem de inspiração para todos, mostrando alguns dos melhores aspectos da vida.
Fizemos uma curadoria dos 11 melhores romances de todos os tempos para que você aperte o play sem precisar investir seu tempo em pesquisa. Além disso, informamos também em que streaming eles estão disponíveis para que você só tenha o trabalho de apertar o play.
Um clássico filme de 1942 dirigido por Michael Curtiz. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, a história se desenrola na cidade de Casablanca, no Marrocos, um ponto de encontro de refugiados que buscam fugir para os Estados Unidos.
O enredo principal segue Rick Blaine, interpretado por Humphrey Bogart, um americano cínico que possui uma casa noturna. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando Ilsa Lund, interpretada por Ingrid Bergman, entra em sua vida novamente.
Ilsa é o grande amor de Rick que o abandonou sem explicações em Paris. Ela está em Casablanca com seu marido, Victor Laszlo, um líder da resistência tcheca procurado pelos nazistas.
Rick se vê dividido entre o amor por Ilsa e a necessidade de ajudar Victor a escapar dos nazistas, eventualmente fazendo um sacrifício pessoal.
Casablanca é celebrado por sua história de amor comovente, diálogos memoráveis e seu impacto cultural duradouro, explorando temas de honra, sacrifício e redenção.
Prêmios
O filme levou três estatuetas do Oscar de 1944 nas categorias de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado.
Lançado em 1939 e dirigido por Victor Fleming, o filme é um épico cinematográfico baseado no romance de Margaret Mitchell.
A história, ambientada durante a Guerra Civil Americana e a Reconstrução, segue Scarlett O'Hara, uma jovem obstinada interpretada por Vivien Leigh, que lida com amores não correspondidos, especialmente por Ashley Wilkes.
Durante a narrativa, ela se envolve com o charmoso Rhett Butler, vivido por Clark Gable, cujo amor por Scarlett persiste ao longo do filme. Lutando contra as adversidades da guerra para preservar sua plantação, Tara, Scarlett passa por um intenso amadurecimento pessoal, lidando com temas de amor, orgulho, e resiliência.
O filme é conhecido por sua grandiosidade e continua a ser um clássico duradouro na história do cinema.
E o Vento Levou, 1940. Imagem: Divulgação.
Curiosidades e onde assistir
Recebeu treze indicações ao Oscar em 1940, conquistando oito prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado (concedido postumamente a Sidney Howard), Melhor Atriz para Vivien Leigh e Melhor Atriz Coadjuvante.
Hattie McDaniel fez história ao ser a primeira mulher afro-americana a ganhar essa distinção.
E o vento levou está disponível no streaming HBO MAX.
A jovem rainha Vitória
Lançado em 2009 e dirigido por Jean-Marc Vallée, o filme é um drama histórico que captura os primeiros anos do reinado de Vitória no Reino Unido.
A história se desenrola mostrando sua luta por independência diante da supervisão rígida de sua mãe e as manipulações políticas do conselheiro Sir John Conroy.
Ela enfrenta os desafios de ascender ao trono jovem, narrando também o romance sinceramente afetuoso com seu primo, o Príncipe Albert, em meio às pressões das responsabilidades reais.
O filme oferece uma visão íntima do desenvolvimento pessoal de Vitória enquanto ela busca ser uma liderança justa e compreensiva, moldando a monarquia constitucional de um modo impactante e duradouro.
Curiosidade e onde assistir
A pesquisa histórica feita para produção do filme rendeu ao longa-metragem o prêmio Oscar de melhor figurino. Os vestidos usados pela atriz Emily Blunt custaram em média 10 mil libras esterlinas cada.
Dirigido por James Cameron e lançado em 1997, é um épico histórico e romântico que narra a trágica viagem inaugural do navio Titanic em 1912.
A história central gira em torno do romance proibido entre Jack Dawson, um artista pobre interpretado por Leonardo DiCaprio, e Rose DeWitt Bukater, uma jovem da alta sociedade interpretada por Kate Winslet. Eles se conhecem a bordo do navio e se apaixonam, desafiando as barreiras sociais e familiares.
A trama avança enquanto o Titanic colide com um iceberg, levando ao trágico naufrágio. Durante essa turbulência, Jack e Rose lutam para sobreviver em meio ao caos, com Jack sacrificando sua vida para salvar Rose.
O filme é uma emocionante combinação de história real e ficção romântica, destacando temas de amor e sacrifício em meio a um dos desastres marítimos mais famosos da história.
Kate Winslet e Leonardo Di Caprio em Titanic, 1988. Imagem: reprodução redes sociais.
Prêmios
Em 1998 Titanic levou 11 prêmios do Oscar, nas categorias:
O thriller argentino segue a história de Benjamín Espósito, um oficial de justiça aposentado, enquanto revisita um caso de assassinato não resolvido que o assombra há décadas.
Enquanto escreve um romance baseado nos eventos, ele revisita memórias do passado, amor não correspondido e corrupção.
Conforme adentra em seu passado, Benjamín mergulha em uma jornada de busca pela verdade e justiça, revelando segredos ocultos nas sombras do tempo.
É uma história onde o romance e o mistério se entrelaçam, revelando verdades ocultas tanto nos crimes de outrora quanto nos corações dos protagonistas.
O escritor Jurandir Gouveia em sua análise sobre o filme, fez o seguinte comentário:
“Eu apresento esse filme como uma profunda história de amor, cercada de um drama policial ou como um filme policial cercado por uma profunda história de amor? Ou seja, qual elemento central dessa história, o crime ou o amor? e a escolha correta que se fez foi colocar no centro desta narrativa essa profunda história de amor o que faz com que essa obra consiga ter um alcance e um significado ainda maior”.
Prêmios recebidos
Em 2010, O Segredo dos Seus Olhos foi indicado e venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Com essa conquista, a Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a vencer o prêmio duas vezes.
Além do Oscar, o filme recebeu o prêmio Goya, considerado o mais importante do cinema espanhol, na categoria de Melhor Filme.
A Vida é Bela
É um filme emocionante que mistura comédia e drama, narrando a história de Guido, um judeu italiano de bom coração e espírito otimista.
Guido se apaixona perdidamente por Dora, uma professora de ascendência não-judaica.
Seu cortejo é marcado por gestos românticos e inusitados que refletem o charme e a criatividade de Guido, conquistando o coração de Dora apesar das diferenças sociais e culturais.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele e seu filho pequeno, Giosuè, são levados para um campo de concentração nazista.
Para proteger o filho dos horrores ao redor, Guido transforma sua sobrevivência em um jogo imaginário, onde os desafios são parte de uma grandiosa competição.
Com sua criatividade e amor incondicional, ele busca preservar a inocência de Giosuè enquanto administra um delicado equilíbrio entre esperança e fantasia em meio às brutalidades do mundo real.
O filme levou três estatuetas no Oscar de 1999, nas categorias de melhor ator, melhor filme estrangeiro, melhor trilha sonora. A vida é bela levou mais 20 prêmios em diversas premiações ao redor do mundo.
A vida é bela está disponível no streaming da Netflix.