O filme “A Grande Ilusão”, de 2006, é uma regravação do clássico de 1949 que conta com o mesmo título.
A história acompanha a dramática ascensão e queda do carismático e demagógico Willie Stark, interpretado por Sean Penn, um jovem político no estado sulista da Louisiana.
Com sua retórica populista e inflamada, Stark ganha espaço entre os trabalhadores insatisfeitos com a classe política na década de 1930. O político alcança o posto de governador do estado, porém, conforme seu poder cresce ele se vê mais e mais imerso em casos de corrupção.
Nesse contexto, é realizado um pedido para a abertura de um processo de impeachment contra o governador e o juiz Samuel Irwin, interpretado por Anthony Hopkins, afirma que o processo teria embasamento legal.
Com isso, o jovem jornalista Jack Burden, interpretado por Jude Law, recebe a ordem de Stark para que vasculhe o passado do juiz e encontre algo para chantageá-lo.
Tanto o filme de 1949 quanto a regravação de 2006 foram baseados no livro “All the king 's men”, uma ficção escrita por Robert Penn Warren em 1946 e inspirada na trajetória do senador e governador pela Louisiana Huey Long.
A carreira política de Long teve início no ano de 1919, quando ele foi eleito Comissário das Ferrovias em Louisiana, depois de apenas nove anos o político conseguiu ascender ao posto de governador do estado e, em 1932, passou a ocupar o cargo de senador.
O político, que utilizava de uma forte retórica populista, era um forte crítico ao governo de Franklin Delano Roosevelt e chegou a anunciar sua pré-candidatura à presidência dos EUA em 1936.
No entanto, a campanha de Log não saiu do plano das ideias, pois o candidato faleceu em 1935, após ser baleado por Carl Weiss, genro de um desafeto político.
A influência de Huey no estado da Louisiana foi tão intensa que perdurou até a década de 1960, com parentes e seguidores de Long ocupando o cargo de governador do estado e senador pela Louisiana em diversas ocasiões.
O filme escrito e dirigido por Steven Zaillian recebeu a nota 6,1 no site IMDB e conta com a comovente atuação de grandes nomes como: Sean Penn (“Na Natureza Selvagem” e “A traição do Falcão”), Anthony Hopkins (“O Silêncio dos Inocentes” e “Dois Papas”), James Gandolfini (“A Família Soprano” e “Corações Perdidos”) e Mark Ruffalo (“Os Vingadores” e “Ilha do Medo”).
O filme pode ser entendido como um alerta para o que se esconde por trás das retóricas demagógicas e populistas, que visam alçar líderes que se colocam como “pessoas do povo”, mas na realidade são apenas joguetes de grupos políticos e econômicos corruptos enraizados ao poder.
Para descobrir estas e muitas outras histórias, assine o streaming da Brasil Paralelo.
Você poderá assistir às estreias em alta qualidade, legendado ou dublado. Nossa plataforma também conta com análise e comentário sobre o filme para que você tenha uma compreensão profunda de toda a obra.
Além dos lançamentos desta semana, você terá acesso a um catálogo com mais de 90 filmes e a todos os documentários originais da Brasil Paralelo que figuram entre os mais assistidos do Brasil em temas como Educação, História, Política e Segurança Pública.
Clique no link abaixo e faça a sua assinatura:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP