As tensões entre Colômbia e Estados Unidos só escalam. Após ser acusado de ser líder do narcotráfico, o presidente da Colômbia Gustavo Petro insinuou que iria cortar a cabeça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A fala aconteceu numa entrevista com o jornalista Daniel Coronell transmitida pela Univision.
Além disso, Petro disse que Trump “não é rei em Colômbia” e que o país “não vai se ajoelhar”.
Durante a entrevista, Petro criticou diretamente as falas do governo americano:
“Trump disse: ‘Colômbia está fora de controle’. Claro que está fora de controle: dele. Em uma democracia, um governo está sob controle do povo, não do Trump”.
E completou:
“Em o século XXI alguns acham que podem tornar-se reis e vice-reis. Aqui a cabeça dos reis é cortada, se chegarem com atitude de rei”.
A crise começou após Trump anunciar represálias comerciais e o bloqueio de fundos destinados a programas de combate ao narcotráfico.
O presidente americano disse que a Colômbia “promove a produção de drogas” e ameaçou “intervir diretamente” se Petro não “controlar os campos de cocaína”.
A Colômbia reagiu chamando de volta seu embaixador em Washington e prometendo levar o caso a instâncias internacionais.
Petro chamou Trump de ignorante e afirmou que seu país não aceitará imposições externas.
O rompimento parcial da cooperação ocorre em meio a operações militares dos EUA no Caribe, oficialmente voltadas ao combate ao tráfico, mas vistas por Petro como agressões contra o governo da Venezuela.
As próximas notícias podem ser decisivas para a América do Sul, incluindo o Brasil. Por isso, é importante que você fique atualizado. Clique no link abaixo e receba de graça o Resumo BP, nossa newsletter jornalística:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP