Uma das listas mais notáveis dos tempos modernos - descubra os filmes indicados ao Oscar de 2020

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
15/3/2022
Compartilhe com amigos

Os filmes indicados ao Oscar de 2020 surpreenderam o mundo do cinema. Tendo acontecido antes da pandemia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou o evento do Academy Award, produzindo uma das mais notáveis listas de filmes indicados ao Oscar, a lista de 2020.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Filmes indicados ao Oscar em 2020

Os filmes indicados ao Óscar de melhor filme em 2020 foram: 

  • Ford vs Ferrari;
  • O irlandês;
  • Coringa;
  • 1917;
  • Era uma vez em... Hollywood;
  • Jojo Rabbit;
  • Adoráveis mulheres;
  • História de um casamento;
  • Parasita (filme vencedor).

Confira a sinopse com comentários sobre cada um dos filmes.

E se você gosta de filmes premiados, clássicos e grandes histórias, conheça o streaming de filmes da Brasil Paralelo, a BP Select.

Ford vs Ferrari

Ganhador do Óscar de 2020 na categoria de melhor montagem, Ford vs Ferrari é um filme emocionante e sofisticado. Sua história narra a busca da excelência humana nos esportes em união com a aspiração natural pela máxima beleza.

Baseado em uma história real, o filme indicado ao Oscar retrata a luta da Ford Motors por criar um carro estadunidense mais rápido que uma clássica Ferrari italiana. 

As vendas da Ford não estavam indo bem, até que um funcionário dá a ideia de reinventar a marca a partir da indústria automobilística.

Rapidamente a empresa precisa do melhor piloto e do melhor designer possível para a corrida de 24 horas de Le Mans. Nesse momento surgem os gigantes Christopher Bale e Matt Damon, dando emoção e vida ao filme.

O longa reproduziu com sucesso os aspectos mais interessantes da adrenalina do mundo automobilístico e o glamour e inteligência do mundo empresarial.

O Irlandês

Um filme original da Netflix, O Irlandês traz em seu elenco os maiores atores dos filmes clássicos de Máfia de Hollywood. Entretanto, o filme indicado ao óscar de 2020 desenvolveu um estilo inovador para o gênero de sucesso dos anos 80. 

Não mais focando nas máfias, o filme foca na vida particular das importantes figuras do mundo do crime na década de 60 e 70.

O filme é dirigido por Martin Scorsese, já ganhador do Oscar, com os atores também vencedores do prêmio: Al Pacino, Robert De Niro e Joe Pesci.

O tom do filme é reflexivo e melancólico. 

O irlandês conta a história real de Frank Sheeran, um caminhoneiro irlandês, veterano da II Guerra Mundial. Frank tem sua vida completamente transformada ao conhecer Russel Buffalino, chefe de uma das maiores máfias dos EUA.

Após se conhecerem em um posto de gasolina, Russel vai influenciado Sheeran aos poucos, até que o irlandês se torna um dos mais importantes assassinos da máfia, participando de alguns dos episódios mais importantes da vida dos EUA na década de 60 a 70. 

Coringa

O filme Coringa se distancia da proposta do personagem clássico do mundo dos heróis. A história se passa em um universo distópico. Arthur Fleck é um homem pobre com uma vida conturbada. Seus problemas de timidez e TOCs só fazem que o mundo massacre-o ainda mais.

Cada vez mais sufocado em uma cidade a mais e mais degenerada, Arthur começa a delirar, até que jovens bullyings o atacam no metrô, forçando-o a reagir. A partir desse momento, Arthur transforma sua vida trágica em uma comédia sombria… e sangrenta.

O longa foi indicado ao Óscar de 2020.

A brilhante atuação de Joaquin Phoenix como Arthur Fleck, o Coringa, deu-lhe o Oscar de melhor ator de 2020.

Coringa possui uma fotografia tão bem trabalhada que passa a sensação de estar dentro do universo sombrio de Gotham. O filme foi tão aclamado que obteve avaliação de qualidade de 88% pelo público, no famoso site de avaliações Rotten Tomatoes.

O filme trabalha de forma estética os conflitos intensos da alma do Coringa. O vídeo abaixo traz uma análise mais aprofundada do complexo personagem, feita pelo professor de filosofia Guilherme Freire, professor do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo.

1917

Na Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos recebem uma ordem aparentemente impossível de cumprir. Em uma corrida contra o tempo, eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode impedir um massacre.

A fotografia do filme é única. O filme acompanha a jornada dos protagonistas em uma visão de 3ª pessoa semelhante a um videogame, dando a sensação de que o espectador está participando da ação.

De forma impressionante, o filme não possui cortes entre as cenas, ele segue de forma fluida e imersiva, mergulhando os espectadores no belo cenário da natureza europeia, mas caótico, em meio às mortes e tensões.

Conheça o top 10 filmes que ganharam o Óscar de melhor fotografia.

Era uma vez em Hollywood

Vencedor dos Óscares de melhor design de produção e melhor ator coadjuvante (Brad Pitt), Era uma vez em Hollywood é mais um clássico do estilo Tarantino: personagens irônicos e icônicos, fotografia vintage e muito sangue.

No entanto, esse filme de Tarantino tem um diferencial: a trama não gira em torno da ação, mas sim do conflito interno dos personagens. A ação não é tão frequente, mas há um momento de extravasamento épico.

Leonardo di Caprio tem mais uma boa performance, acompanhado de um Brad Pitt totalmente diferente de seus outros filmes, demonstrando a versatilidade do autor.

A trama é um exercício de esperança humana com muito humor. A narrativa conta a história do assassinato de Sharon Tate, esposa do famoso diretor dos anos 60, Roman Polanski, sem o assassinato de Sharon.

Tarantino faz uma releitura da história de maneira que os assassinos perdem para os mocinhos.

A história principal mostra a trajetória de um grande ator (Leonardo di Caprio) que passa por vários problemas, mas possui o auxílio de seu amigo e dublê (Brad Pitt). Os dois acabam cruzando com a seita de Charles Manson, gerando uma das cenas mais hilárias de Hollywood.

Jojo Rabbit

Jojo Rabbit conta a história de Jojo, um jovem alemão da década da década de 40, cujo sonho era ser membro da juventude hitlerista. Jojo vestia uniformes nazistas, participava de simulações de guerra e queimava livros.

Seu desejo era tamanho que seu melhor amigo era o próprio Hitler, mas o Hitler de sua imaginação, um amigo imaginário pateta, muito presente no filme.

Após tanto trabalhar na juventude hitlerista, Jojo descobre que sua mãe esconde uma garota judia em sua casa, entrando em um conflito pessoal após começar a formar uma boa amizade com ela. 

  • Conheça as 6 principais características do nazismo. Curiosamente, as escolas e a mídia não ensinam assim. 

Jojo Rabbit levou a estatueta de melhor roteiro adaptado entre todos os filmes indicados ao Óscar de 2020. 

Adoráveis mulheres

Baseado no livro Mulherzinhas, da autora feminista Louisa May Alcott (1832-1888), Adoráveis mulheres conquistou a estatueta de melhor figurino do Óscar de 2020.

O filme conta a história de 4 irmãs de personalidades distintas, no momento de transição da adolescência para a fase adulta. A trama acontece nos EUA durante a Guerra Civil. 

As garotas buscam alcançar os seus sonhos ajudando umas às outras e se divertindo no processo. Porém, nem tudo é perfeito quando cada moça tenta puxar as outras para o seu lado, e as circunstâncias atrapalham-nas a realizar alguns de seus objetivos. 

História de um casamento

Com a vitória do título de melhor atriz coadjuvante no Óscar 2020 (atriz Laura Dern), História de um casamento não é bem sobre a história de um casamento. 

O filme mostra o desenrolar de um divórcio problemático, fazendo os espectadores imergirem nos efeitos psicológicos da quebra de um relacionamento sério. Tudo fica mais traumático pelo fato de o casal brigar pela guarda do filho e brigar na frente do filho.

A narrativa do filme mostra como cada um dos ex-parceiros (Scarlett Johanson e Adam Driver) lida com essa tragédia, e quais são os efeitos em suas vidas. 

O filme tem o estilo slice of life, ou seja, retrata uma realidade da vida ordinária. O roteiro e a narrativa apresentam os perigos de ser egoísta em um relacionamento, de não sacrificar-se pelo bem do cônjuge. É um filme pesado, que causa uma grande sensação de mal estar. 

História de um casamento é uma produção exclusiva da Netflix. 

  • O que realmente é uma família? Surpreenda-se com a explicação filosófica. 

Parasita

Parasita foi o primeiro filme não estadunidense a ganhar o Óscar de melhor filme do ano. É o tipo de filme que uns amam e outros odeiam.

A história do filme sul coreano narra a vida de uma família pobre, cujos filhos trabalham de forma intensa para tentar ajudar os pais. Um certo dia, o filho consegue um emprego na casa de uma família rica. A partir daí, um plano de infiltração na casa dos ricos começa a ser posto em prática pela família marginalizada.

O filme não foca em uma luta de classes, mostrando possíveis problemas de cada classe social. 

Esses foram os filmes indicados ao Oscar de 2020, na categoria de melhor filme.

BP Select

A BP Select, streaming de filmes da Brasil Paralelo, também conta com vencedores do Óscar em seu acervo, como Ladrões de Bicicleta, Lawrence da Arábia e Sindicato de Ladrões, e você pode assistir. Saiba mais aqui

O grande diferencial da BP Select é que ela é a única plataforma de streaming em que você pode apertar o play sem medo… Sem medo de errar, assistir a conteúdos inadequados ou, até mesmo, de não entender a história.

A BP Select estreou no final 2021 e já possui mais de 62 mil assinantes. Os filmes e documentários podem ser assistidos no celular, pelo aplicativo próprio, ou em TVs, computadores, tablets e notebooks.

O streaming da Brasil Paralelo é uma plataforma de filmes que supre três demandas do público, divertindo e educando ao mesmo tempo:

  1. Presença — oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle — oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema — os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhidos a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os filmes indicados ao Óscar de 2020?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS