Conheça os 10 principais filmes que ganharam o Óscar de melhor fotografia

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
16/2/2022
Compartilhe com amigos

A fotografia é fundamental para dar vida a um filme, pode até mesmo mudar o olhar sobre a realidade. Uma mudança na abertura da câmera, por exemplo, pode gerar uma intensa mudança de significado da cena. Ao longo da história do cinema, diversos diretores conseguiram trabalhar esse aspecto de forma verdadeiramente artística, alcançando o nível de filmes que ganharam o Oscar de melhor fotografia.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

O que é uma boa fotografia nos filmes? 

Antes de adentrar no top 10 filmes ganhadores do Óscar de fotografia, entenda o que caracteriza uma boa fotografia e qual é seu objetivo. 

A fotografia pode ser definida como a arte de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível. 

O diretor, pela sua criatividade, projeta algo que pode guiar os espectadores de acordo com sua intenção. Pode ser humor, terror, saudosismo de momentos da vida ou de lugares e pessoas. 

São muitas possibilidades, afinal, a arte pode ser entendida como a inclinação criadora para representar sentimentos, formas de ver a realidade, enfim, conceitos difíceis de se exprimir em palavras.

Nessa perspectiva, a arte não é um fim em si mesma, mas serve de guia para as pessoas entenderem o que os diretores querem mostrar.

Devido a profundidade da vida e a incapacidade de observar tudo ao mesmo tempo, a percepção humana foca em uma coisa a cada momento. A fotografia é essencial na decisão do que evidenciar. 

Analogicamente, ao olhar para um corpo humano, não é possível estudá-lo totalmente de uma vez. É necessário em um momento conhecer como funciona sua química, depois sua biologia e depois sua física. 

Em relação aos filmes, a fotografia determina o que vai aparecer ou não, e como irá aparecer.

Uma mudança na forma de um objeto (ou o ângulo de uma cena) pode até mesmo alterar sua essência, conforme ensina Aristóteles.

A fotografia pode alterar a mensagem e a qualidade de toda uma produção cinematográfica. 

Ela pode até mesmo ser considerada o principal elemento da arte do cinema, uma vez que a essência de um filme é sua comunicação audiovisual.

Segundo Ricciotto Canudo, o artista que elaborou a famosa lista das 7 artes

“Por ser uma arte do espaço e do tempo, o cinema seria a grande síntese de todas, a sétima arte, pois parte de uma imagem projetada em uma superfície, como a pintura ou a fotografia, mas envolve o movimento, relacionando-se ao ritmo, ao tempo”.

Nessa perspectiva, a fotografia pode ter um papel grandioso: representar o belo. Tamanha é a importância da beleza que Platão a denominou como um dos 3 transcendentais: beleza, bondade e verdade. 

  • Conheça a vida e obra de Platão. Segundo Alfred North Whitehead: “Toda Filosofia Ocidental não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão”. 

Top 10 ganhadores do Oscar de melhor fotografia 

Pensando na importância da fotografia para o cinema, começar com estes 10 ganhadores do Oscar na categoria é um bom início nesta área de estudos.

Os filmes selecionados contêm histórias inspiradoras de bons valores, ideias e sentimentos. A fotografia de alta qualidade gera grande imersão na história, valorizando ainda mais os roteiros permeados de boas narrativas. 

Os temas são variados e expressam de forma bela diferentes aspectos da vida. Alguns dos principais filmes da lista podem ser assistidos na plataforma de streaming BP Select, da Brasil Paralelo. 

  1. A Canção de Bernadette — 1943;
  2. Sindicato de Ladrões — 1955; 
  3. Lawrence da Arábia — 1962; 
  4. O Homem que não Vendeu sua Alma — 1966
  5. Coração Valente — 1996;
  6. O Resgate do Soldado Ryan — 1999; 
  7. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel — 2002
  8. A Origem — 2010;
  9. 1917 — 2020; 
  10. La La Land — 2017. 

Confira a sinopse e comentários sobre a fotografia de cada um deles. 

A Canção de Bernadette

Vencedor do Óscar de melhor fotografia de 1943, A Canção de Bernadette é um filme baseado em uma história real.

O filme consegue transmitir o clima místico das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, que até hoje acolhe milhões de peregrinos por ano e conta com 60 milagres cientificamente inexplicáveis.

O filme pode ser assistido de forma gratuita pelo YouTube, através deste link

Sindicato de Ladrões

Sindicato de Ladrões
Foto do filme Sindicato de Ladrões.

Filme presente na BP Select, Sindicato de Ladrões é uma crônica brutalmente realista sobre o conflito entre um corrupto líder sindical e um Padre Católico.

A luta contra uma estrutura mafiosa inspira a necessidade de fortaleza do protagonista, buscando mostrar até onde um homem deve ir para garantir o bem de sua comunidade. 

Lawrence da Arábia

Épico vencedor de 7 Óscares, incluindo “melhor filme”, Lawrence da Arábia apresenta a trajetória de T. E. Lawrence, uma personalidade complexa e enigmática. 

O filme retrata a história real de Lawrence na Arábia durante a I Guerra Mundial. A campanha de Lawrence foi essencial para acabar com o Império Turco Otomano, um dos maiores e mais sanguinários impérios da história. 

Pode ser assistido na BP Select

O Homem que não Vendeu sua Alma

Henrique VIII e São Thomas More.

Presente na BP Select, o filme ganhador do Óscar retrata a história real de São Thomas Moore, conselheiro do rei tido como o homem mais honesto e um dos mais inteligentes da Inglaterra de sua época. 

Quando o Rei Henrique VIII decide se separar da Igreja Católica para poder abandonar sua esposa, a Inglaterra é divida entre os aliados do rei e os aliados de Roma. A disputa passa a ficar sangrenta após o Papa negar o pedido de Henrique VIII.

O filme retrata o conflito espiritual de Moore, que por um lado pode proteger sua família e manter seu alto cargo, e por outro deve perseguir a justiça e a verdade para salvar sua alma, mas perder a vida terrena.

O filme possui um ritmo mais lento do que os filmes modernos. A fotografia consegue descrever os estados de espírito dos personagens de acordo com as características das belas paisagens inglesas.

É um filme de intensas argumentações filosóficas.

  • Conheça outros 12 filmes que vão te divertir e emocionar. 

Coração Valente

William Wallace se casa com o amor da sua vida. Tudo parecia um mar de rosas até membros do exército inglês usarem de suas autoridades para sequestrar a atraente mulher de Wallace, abusando-a e a levando à morte. 

Irado e saturado dos desmandos ingleses, William Wallace une todos os escoceses para acabar de vez com a dominação inglesa. 

Baseado em fatos reais, o longa tem como foco a luta pela justiça e liberdade, tocando a alma do telespectador diante de tanta miséria e tanto heroísmo. 

O Resgate do Soldado Ryan

O Resgate do Soldado Ryan é tão impressionante que muitos veteranos da II Guerra não conseguiram assistir o filme todo.

Com fotografia imersiva e ótimas atuações, o filme conta a história de um grupo responsável por buscar o soldado Ryan, perdido em território inimigo.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Primeiro filme de uma das trilogias de maior sucesso do cinema, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel impressiona no quesito fotografia fantástica. Mesmo sendo uma obra de fantasia, o longa é muito imersivo e realista devido ao uso de maquiagens ao invés de computação gráfica. 

A história narra a jornada de Frodo e seus companheiros para destruir o anel do poder de Sauron. A história é imersa em profundos simbolismos filosóficos, harmônicos com a diversão e emoção das aventuras. 

  • Conheça o que são e quais são os muitos benefícios das leituras de contos de fadas

A Origem

Feito pelo prestigiado diretor Christopher Nolan, o longa A Origem traz uma fotografia praticamente psicodélica. O filme busca representar aventuras dentro da complexidade do inconsciente humano.

O desafio visual foi bem executado, conseguindo unir computação gráfica e muitos efeitos reais. 

1917

Na Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos recebem uma ordem aparentemente impossível de cumprir. Em uma corrida contra o tempo, eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode impedir um massacre.

A fotografia do filme é única. O filme acompanha a jornada dos protagonistas em uma visão de 3ª pessoa semelhante a um videogame, dando a sensação de que o espectador está participando da ação.

De forma impressionante, o filme não possui cortes entre as cenas: ele segue de forma fluida e cada vez mais imersiva, situando os espectadores em um ambiente belo da natureza europeia, mas caótico, em meio às mortes e tensões.

La La Land

Diferente dos outros filmes da lista, La La Land é um musical de drama e romance. Sua arte visual combina símbolos das estações do ano, cores e o desenvolvimento da narrativa dos personagens.

A história mostra dois artistas em busca do sucesso em Los Angeles. Ambos caminham frustrados em suas vocações, até que se encontram por acaso (ou não). Nesse momento, o casal começa a caminhada pela realização de seus sonhos, lutando para harmonizar vida amorosa e carreira. 

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os principais filmes ganhadores do Óscar?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS