Artigo
8
min de leitura

Conheça o elenco de The Chosen e as experiências de fé de cada ator

Filmes
Cultura
Elenco de The Chosen
Imagem: reprodução Metropolitana FM.
Redação Brasil Paralelo

Participar de The Chosen não é apenas mais um trabalho para muitos dos atores da série, é uma experiência transformadora. Mergulhando nas histórias bíblicas, cada membro do elenco traz uma perspectiva única de fé e uma conexão pessoal especial com seus personagens. 

Conheça agora o elenco de The Chosen e algumas de suas principais histórias antes e depois da série.

  • Assista as 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

O que você vai encontrar neste artigo?

Jonathan Roumie, ator de Jesus

Jonathan Roumie ficou conhecido por seu papel como Jesus Cristo na série The Chosen. Pouco antes de ser convocado para o papel, Jonathan vivenciou uma reviravolta significativa em sua vida e carreira ao se entregar completamente a Deus.

Jonathan Roumie como Jesus
Jonathan Roumie como Jesus.

Sonhos de juventude e início da carreira 

Roumie frequentou uma escola de cinema em Nova Iorque, mas o nível de treinamento em efeitos especiais ficou aquém de suas expectativas. Isso o levou a explorar outras áreas do cinema, trabalhando como assistente de produção, dublador, diretor e ator.

Desafios e momento de virada

Na adolescência, Roumie sonhava em ser especialista em efeitos especiais de cinema, mas a vida adulta não foi tão divertida quanto o trabalho pirotécnico prometia.

O ator conta que enfrentou um período desafiador em sua vida profissional, marcado por dívidas e estagnação profissional. Sem dinheiro para pagar suas contas e comprar comida, ele chegou a um ponto de intensa dificuldade, pouco antes de integrar o elenco de The Chosen

Foi nesse momento crítico que Roumie decidiu confiar totalmente em sua fé e entregar sua vida a Deus. Em um testemunho, Roumie declarou:

"Cheguei a um ponto em que estava desesperado, sem dinheiro e sem comida. Percebi naquele momento que não tinha outra alternativa a não ser confiar total e completamente na minha fé e oferecer tudo em oração".

A oportunidade em The Chosen

A oportunidade de participar do elenco de The Chosen como Cristo surgiu pouco tempo depois de sua entrega a Deus. Essa experiência não apenas mudou sua vida e carreira profissional, mas também permitiu que ele se aprofundasse em seu relacionamento pessoal com Deus.

Impacto da fé na atuação

Católico devoto, Roumie explica que o dia em que se rendeu a Deus foi exatamente o mesmo dia em que seus problemas começaram a ser resolvidos. Interpretar Jesus, apesar de ser um desafio, tornou-se uma fonte de inspiração e crescimento espiritual. 

Roumie relata que pediu ao Espírito Santo para trabalhar através dele durante sua atuação, trazendo sua melhor versão para o papel. Em pouco tempo, Roumie alcançou sucesso internacional, alcançando a marca de mais de 1 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram.

Em uma conversa com o teólogo Scott Hahn, Jonathan comentou sobre o impacto de interpretar Jesus Cristo:

Vanessa Benavente, atriz de Maria, mãe de Jesus

Vanessa Benavente participa do elenco de The Chosen como Maria, mãe de Jesus. Ela nasceu no Peru, tendo deixado seu país natal há 34 anos para fugir dos criminosos da região em que morava. 

Vanessa Benavente, atriz de Maria, mãe de Jesus.
Vanessa Benavente, atriz de Maria, mãe de Jesus.

Vanessa passou um ano estudando em um colégio em Colorado, EUA, antes de ir para Lima, capital do Peru. 

Posteriormente, a atriz se mudou para Los Angeles, Califórnia, estabelecendo seu lar definitivo com o marido e as filhas Olívia (5 anos) e Amaia (16 meses). 

Sua jornada educacional incluiu estudos em Engenharia Industrial na Universidade de Lima e na Universidade Central da Florida (UCF), onde se formou.

Carreira no teatro e cinema

Benavente desenvolveu uma paixão pela atuação desde jovem, participando de grupos de canto e atuação durante seus anos de universidade. 

Na Espanha, ela aprimorou suas habilidades na academia de Juan Carlos Corazza, um renomado diretor de teatro argentino e coach de atores, como Javier Bardem.

Experiência em The Chosen

Em The Chosen, Benavente é responsável por trazer às telas vida a figura de Maria, mãe de Jesus. Ela destaca que, apesar de não ser muito religiosa, encontra um significado universal na mensagem de Jesus e na união que ele promove. 

O marido de Benavente, Sergio Lanza, também participa do elenco de The Chosen, interpretando o fariseu Lamec.

Vida Pessoal e Profissional

Atualmente, vivendo em Los Angeles com sua família, Benavente equilibra sua carreira entre audições, filmagens e a vida familiar. 

Ela é membro do Sindicato de Atores de Hollywood e tem uma presença ativa nas redes sociais, onde compartilha aspectos de sua vida e carreira.

Além de sua atuação, Benavente também se envolveu em protestos e movimentos que buscam melhorias nos contratos de atores em Hollywood, como a greve dos roteiristas de 2023.

Shahar Isaac, ator do Apóstolo Pedro

Shahar Isaac é um ator, fotógrafo e músico. Isaac já trabalhava como ator em teatro e, séries. O ator é conhecido por manter sua privacidade para si, não falando muito sobre suas origens para o público em geral.

Segundo a revista online Next Season, Sahar é judeu yenemita, de origem israelita, falando hebreu fluentemente. Segundo Jonathan Roumie, Sahar o ajudou com o sotaque e com diversas falas em hebreu.

Na premiere da 4ª temporada de The Chosen, o diretor Dallas Jenkins afirmou que Shahar está em Israel devido a guerra contra o Hamas. Ele foi convocado para a guerra por ser reservista do exército israelense.

  • Assista as 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Formação e início da carreira

Sahar estudou na Rutgers University em New Jersey, EUA, onde se formou em Belas Artes. Durante seus anos de estudo, Isaac participou de várias produções teatrais, incluindo o elenco de peças de Shakespeare, como O Mercador de Veneza e Os Dois Cavalheiros de Verona.

Principais trabalhos antes de The Chosen

Antes de se juntar ao elenco de The Chosen, Shahar Isaac atuou em séries de televisão como Person of Interest e Madam Secretary. Seu papel em Person of Interest, como Tariq Al Juhan, marcou sua estreia na televisão em 2015.

Devido a grande audiência da série, que contou com a Jim Caviezel no papel principal, Isaac ganhou projeção no cenário do entretenimento americano.

George Xanthis, ator do Apóstolo João em The Chosen

George Xanthis, ator do Apóstolo João em The Chosen
George Xanthis, ator do Apóstolo João em The Chosen.

George Xanthis é um ator australiano que ganhou destaque por seu papel como João, o Apóstolo, em The Chosen. Segundo ele, o papel como São João Apóstolo é "o melhor de sua vida, com certeza". 

Criado em uma família grega ortodoxa, Xanthis conta que tinha deixado a fé de lado no início da juventude. Após integrar o elenco de The Chosen, sua vida mudou, Xantis conta que passou a dar mais importância à fé cristã, reaproximando-se de Deus.

Outros trabalhos

Antes de integrar o elenco de The Chosen, Xanthis teve papéis significativos em outras produções conhecidas. Ele chegou a interpretar:

  • John Travolta, em uma minissérie australiana sobre Olivia Newton e 
  • Frank Capone, um dos irmãos de Al Capone, na série The Making of the Mob.

Experiência em The Chosen

Interpretar São João Apóstolo em The Chosen foi uma experiência transformadora para Xanthis. Em diversas entrevistas, o ator menciona que a série lançou uma nova luz sobre as histórias que ele cresceu ouvindo.

O ator de São João destaca que a série o fez "afiar os ouvidos" e mergulhar mais profundamente nas parábolas e ensinamentos de Jesus.

Paras Patel, ator do Apóstolo Mateus

Paras Patel, ator do Apóstolo Mateus
Paras Patel, ator do Apóstolo Mateus, no centro da imagem dos bastidores.

Paras Patel vem de uma família do norte da Índia que imigrou para os EUA há décadas. A cultura indiana é mantida pela família, com o ator tendo sido criado na religião Hindu.

Desde criança, Paras mostrou um grande interesse por atuação e apresentações, inspirado por Bollywood e sua música.

Vida profissional

Após se formar em finanças, Patel começou a buscar oportunidades de emprego, mas logo percebeu que uma carreira em finanças não o satisfazia. Ele então começou a trabalhar em sets de produção em Atlanta, começando com The Vampire Diaries. 

Patel investiu todo o dinheiro que ganhou em aulas de atuação, de como ser modelo e outros materiais relacionados à carreira. Ele conseguiu seu primeiro papel principal em Teen Spirit da ABC Family e também participou de The Duff, da CBS Films, antes de participar do elenco de The Chosen.

São Mateus era autista?

O papel de Paras Patel possui algo único: São Mateus foi interpretado sendo autista. Dallas Jenkins, o idealizador de The Chosen, explicou sua motivação no podcast Jesus Copy.

Ao escolher os personagens principais de The Chosen, ele e sua equipe usaram um perfil detalhado para cada um, baseado-se em características bíblicas e históricas. 

São Mateus era coletor de impostos, uma figura controversa que despertava ira na população judaica. Além disso, ele tinha uma paixão por matemática e números. Inspirados pela experiência pessoal de Dallas com a comunidade autista, os criadores da série decidiram explorar a possibilidade de Mateus ser autista.

Embora não confirmado historicamente, essa abordagem visava humanizar o personagem e a série. Segundo Jenkins, a representação de São Mateus como autista teve um impacto positivo, recebendo elogios de pessoas autistas e suas famílias.

No podcast Jesus Copy, Jenkins afirmou:

“Nós temos recebido um maravilhoso retorno não apenas de pessoas autistas, familiares de autistas, mas de pessoas comuns que dizem ‘nossa, Jesus pode chamar qualquer um’. E isso não significa que isso seja um fardo, mas na verdade algo lindo. Nossa caracterização de Mateus tem sido uma das partes mais relevantes e de maior conexão das pessoas com a série”.
  • Para saber mais sobre a série e sobre a vida de Jesus, a Brasil Paralelo convidou diversos especialistas para se aprofundarem nos temas levantados em The Chosen - toque aqui para saber mais.

Elizabeth Tabish, atriz de Maria Madalena em The Chosen

Elizabeth Tabish, atriz de Maria Madalena em The Chosen

Elizabeth Tabish é uma atriz e cineasta conhecida por sua interpretação de Santa Maria Madalena na série The Chosen

Educação e Formação

Tabish completou sua formação acadêmica na Oklahoma State University, onde obteve um Mestrado em Artes Teatrais e um Bacharelado em Estudos de Cinema. 

Direção e produção de filmes

Elizabeth Tabish é uma cineasta que dirigiu vários filmes independentes premiados, explorando arquétipos femininos diferentes. Ela também é co-fundadora e diretora de arte do Arthouse Film Festival, um festival de promoção a filmes independentes.

Tabish recebeu 7 prêmios e 7 indicações por seu trabalho. Entre seus prêmios estão:

  • o Festival Prize do Lone Star Film Festival pelo seu trabalho em Mother's Day (2019);
  • o Web Series Festival Global pelo seu trabalho em Portal (2015);
  • o Charlie Chaplin Award do Blow-Up Chicago International Arthouse Film Fest pelo seu trabalho em Mother's Day (2019), 
  • o Best Score do Sin City Horror Fest pelo seu trabalho em The Darlings (2019).

Impacto de The Chosen em sua vida

Em uma entrevista para a CBS News, Elizabeth Tabish compartilhou o impacto significativo que The Chosen teve em sua vida, especialmente do ponto de vista religioso. 

Segundo ela: 

"É difícil ignorar que há algo realmente especial nesta experiência para mim. Estou percebendo... Deus esteve lá o tempo todo. Há momentos no show em que estou dizendo isso: 'Nas profundezas, nas alturas, Você está lá'. 

Então, há esses lembretes constantes de que o amor de Deus é real. É uma coisa real e tenho lentamente me aberto para isso".

Erick Avari, ator de Nicodemus

Erick Avari, ator de Nicodemus.

Erick Avari integrou o elenco de The Chosen para interpretar Nicodemus, um dos mestres dos fariseus. Avari é indiano, tendo nascido em 13 de abril de 1952, em Darjeeling, Índia.

O ator possui vasta experiência no mundo do entretenimento, tendo participado de diversos filmes e séries consagradas internacionalmente.

Carreira no cinema e televisão

Avari tem uma longa lista de créditos em filmes, incluindo papéis em The Beast of War (1988), Stargate (1994), Independence Day (1996), The Mummy (1999) e Planeta dos Macacos (2001). 

Ele também atuou em comédias como Mr. Deeds (2002), For Love or Money (1993) e no filme de televisão de Woody Allen, Don't Drink the Water (1994).

Trabalho no teatro

Seu extenso histórico teatral inclui aclamação crítica por vários papéis no Joseph Papp Public Theatre em Nova York, incluindo sua interpretação de Vasquez em Tis Pity She's a Whore e no sucesso da Broadway, The King and I.

Avari também atuou em teatros regionais prestigiados nos EUA, como o Guthrie Theater em Minneapolis, o Goodman Theater em Chicago e o Cleveland Playhouse.

Papéis na televisão

Na televisão, além de seu papel recorrente como Kasuf, em Stargate SG-1 (1997), Avari desempenhou papéis famosos em séries como Heroes (2006), Cybill (1995), Cheers (1982), Star Trek: Deep Space Nine (1993), Murder, She Wrote (1984) e NYPD Blue (1993), além de vários filmes feitos para a televisão.

Luke Dimyan, ator de Judas

Luke Dimyan, ator de Judas
Luke Dimyan, ator de Judas.

Luke Dimyan interpretou Judas em The Chosen. Segundo ele, sua interpretação não mostra apenas o traidor e vilão, mas busca mostrar todas as nuances do personagem real.

"Alguém tem que interpretar o vilão", disse Dimyan rindo em entrevista a equipe de The Chosen.

Formação e educação

Luke Dimyan estudou na AMDA College and Conservatory of the Performing Arts, onde obteve um diploma de bacharel. 

Carreira no cinema e televisão

Antes de seu papel em The Chosen, Dimyan teve papéis em várias produções. Ele apareceu no programa da FX, Better Things, contracenando com Pamela Adlon, e em Home Invasion, uma produção original da Viaplay. 

Além de atuar, Luke Dimyan também é conhecido por suas habilidades em comédia, stand-up e improvisação.

Seu papel como Judas em The Chosen é um dos destaques de sua carreira, onde ele é um membro constante do elenco.

Experiência em The Chosen

Interpretar Judas foi uma experiência significativa para Dimyan. Em entrevista a equipe de publicidade de The Chosen, o ator expressou que o papel foi desafiador, dada a complexidade e o destino do personagem. 

Segundo Dimyan, Judas é retratado de maneira mais multifacetada, destacando sua humanidade e as motivações por trás de suas ações.

  • Assista as 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Nick Shakoour, ator de Zebedeu

Nick Shakoour, conhecido por participar do elenco de The Chosen como Zebedeu, tem uma carreira diversificada no mundo do entretenimento.

Carreira diversificada

Antes de The Chosen, Shakoour já acumulava uma série de créditos como ator. Ele participou de várias produções, incluindo Battle for Haditha, e emprestou sua voz para personagens em jogos como Final Fantasy VII Remake e Care Bears: Unlock the Magic

Sua atuação e voz potente o levaram a interpretar uma ampla gama de personagens, desde papéis em séries de TV até dublagens em videogames.

Zebedeu em The Chosen

Em The Chosen, Shakoour encontrou um papel que desafiou suas habilidades como ator e impactou sua vida pessoal. Interpretar Zebedeu, o pai dos apóstolos Tiago e João, foi uma experiência que transcendeu a atuação.

Conversão durante as gravações

Durante as gravações de The Chosen, Shakoour passou por uma conversão espiritual. Em entrevista ao Christian Headlines, Shakoor revela como a série mudou a sua vida:

“Tudo culminou em setembro passado. Fui convidado para uma conferência da igreja onde, no momento seguinte, um grupo de pessoas se reuniu ao meu redor. Eles colocaram as mãos sobre mim, começaram a orar e pude experimentar o que é ter o Espírito Santo sendo infundido em mim. Isto incendiou meu coração”.

Nick Shakoor descreveu o momento como “avassalador”. Ele disse que sentiu como se tivesse recebido um corpo novo, uma vida nova.

Ele entendeu que teve um encontro com o Espírito Santo, algo que o marcou profundamente e fez com que abraçasse a fé em Cristo.

Reflexão sobre a série

Shakoour vê The Chosen como uma ferramenta poderosa para transformar a vida dos espectadores, assim como transformou a dele. Ele acredita que a série humaniza os apóstolos e Jesus, tornando a história mais tangível e acessível.

  • Assista as 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Demais participantes do elenco de The Chosen

Os demais participantes do elenco de The Chosen são:

  • Noah James como André;
  • Joey Vahedi como Tomé;
  • Giavani Cairo como Tadeu;
  • Abe Bueno-Jallad como Tiago Maior;
  • Jordan Walker Ross como Tiago Menor;
  • Yoshi Barrigas como Filipe;
  • Alaa Safi como Simão Zelote;
  • Luke Dimyan como Judas Iscariotes;
  • Shaan Sharma como Shmuel;
  • Austin Reed Alleman como Natanael;
  • Brandon Potter como Quintus.

Na Brasil Paralelo você assiste à uma experiência completa de The Chosen: Os Escolhidos

Você pode ter, agora, a experiência de voltar no tempo e acompanhar Jesus junto com seus apóstolos através do streaming da Brasil Paralelo. 

Ao se tornar um membro assinante da Brasil Paralelo, você terá acesso ao curso A Vida de Cristo. Sob a orientação de Victor Sales Pinheiro, filósofo reconhecido por diversas Universidades federais brasileiras, você terá uma viagem enriquecedora através dos ensinamentos e eventos da vida de Jesus.

Após assistir cada episódio de The Chosen, você desvendará novas facetas das figuras históricas e do simbolismo bíblico com as análises dos especialistas. Especialistas como Rafael Brodbeck, Felipe Aquino e Eduardo Faria trarão perspectivas únicas que enriquecem a experiência cinematográfica e a fé dos espectadores.

Além disso, as mesas redondas ao final de cada temporada são um convite para o diálogo e a reflexão. Os especialistas e entusiastas compartilharão ideias e esclarecerão dúvidas, mergulhando nas complexidades históricas e teológicas apresentadas em The Chosen. 

A inscrição na Brasil Paralelo abre as portas para um vasto universo de conteúdos. Além do curso A Vida de Cristo, você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

A Brasil Paralelo oferece flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo. Com acesso online, você pode mergulhar nos ensinamentos de Cristo de onde estiver, adaptando e experiência de entretenimento e educação ao seu estilo de vida.

Aqui você poderá compreender todos os detalhes dessa história que mudou a nossa civilização até os dias de hoje.

Por trás dessa jornada, existe uma mensagem que pode tocar seu coração e iluminar sua fé.

Se você, assim como nós, acredita que o cinema pode mudar a vida das pessoas, toque aqui e seja um Membro da Brasil Paralelo.

Para o lançamento da série no catálogo da BP, preparamos uma condição especial de assinatura. Confira agora.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP