Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Filmes
3
min de leitura

O Segredo dos Seus Olhos - conheça o filme argentino sobre investigação policial e romance que foi premiado no Oscar

Conheça o filme O Segredo dos Seus Olhos, produção argentina vencedora do Oscar, disponível no streaming da Brasil Paralelo. Saiba mais tocando no link!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/2/2025 18:52
Imagem da Capa: divulgação do filme O Segredo dos Seus Olhos.

O Segredo dos seus olhos é um filme argentino que marcou o cinema mundial, sendo o segundo filme do país a vencer o Oscar.

A trama acompanha Benjamin Esposito (interpretado por Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado que, ao ter mais tempo livre após sua aposentadoria, decide escrever uma obra baseada em um caso que investigou em 1974.

O caso em questão envolve o estupro e assassinato de uma jovem mulher. Durante o processo de escrita, Benjamin se aproxima do viúvo da vítima e decide ajudá-lo a encontrar o responsável pelo crime que marcou suas vidas.

Para conduzir a investigação, Benjamin conta com o apoio de seu amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella) e de Irene Menéndez (Soledad Villamil), sua colega de trabalho, por quem nutre uma paixão velada.

Apresentado em diversas camadas o filme trata de temas como:

  • Uma história de amor envolvida por um drama policial;
  • Uma linha tênue entre justiça e vingança;
  • Por fim, sobre a paixão de um homem e suas consequências.

O consenso dos críticos na plataforma Rotten Tomatoes diz o seguinte: 

“Imprevisível e rico em simbolismo, este mistério de assassinato argentino faz jus ao Oscar com um enredo envolvente, direção segura de Juan José Campanella e atuações hipnotizantes do elenco”.

O filme conta com um elenco renomado na Argentina e representou um importante momento para o cinema argentino ao alcançar reconhecimento internacional.

Onde assistir?

O filme está disponível na plataforma de membros da Brasil Paralelo, e conta com uma análise feita pelo teólogo e escritor Jurandir Gouveia.

Saiba mais 

Neste artigo, exploraremos os principais aspectos do filme O segredo dos seus olhos.

O que você vai encontrar neste artigo?

Avaliação do público

O apresentador do podcast Drink in the movie Taylor Baker em entrevista para o site Collokino fez a seguinte afirmação a respeito do filme do filme de Campanella:

“Embora a logística e a cinematografia sejam totalmente cativantes, é a interioridade desses personagens que nos atrai com tanta intensidade”.

Na plataforma Rotten Tomatoes, o usuário Yuliano A. avaliou o filme com cinco estrelas e deixou o seguinte comentário sobre o filme:

"Este filme é incrível! O diretor recria habilmente o contexto social da Argentina e usa o futebol como uma metáfora poderosa para expressar a paixão pela justiça. Ricardo Darín, Guillermo Francella e Soledad Villamil entregam performances fantásticas!".

Sinopse sem spoiler

O oficial de justiça não apenas revisita eventos passados, mas também confronta suas próprias escolhas de vida, enfrentando burocracias e a corrupção do sistema judiciário argentino.

Benjamin conta com a ajuda de sua chefe, a promotora Irene Menéndez, e de seu amigo Pablo Sandoval. Juntos, começam a desvendar pistas que os levam ao suspeito Isidoro Gómez, identificado ao analisarem fotos em que ele lança para Liliana um olhar obsessivo.

O filme explora as relações entre os personagens e o impacto do sistema judicial, que os leva a questionar os limites da justiça. 

A persistência de Esposito revela verdades inesperadas sobre o crime, o assassino e as motivações de cada personagem. O mistério do título torna-se uma metáfora para os olhares carregados de emoção e silêncio, que contam histórias além das palavras.

Prêmios internacionais

O filme é dirigido por Juan José Campanella, diretor e roteirista nascido em Buenos Aires em 19 de julho de 1959. Em sua carreira, Campanella acumula diversos prêmios, incluindo:

  • Um Oscar de Melhor Filme Internacional por O Segredo dos Seus Olhos (2009);
  • Dois Emmys Diurnos por seu trabalho na série Lifestories: Families in Crisis;
  • Nove prêmios Cóndor de Prata entre 1999 e 2009;
  • Dois prêmios Goya, pelos filmes O Segredo dos Seus Olhos (2009) e Futbolín (2013).

Além desses prêmios, sua trajetória inclui várias indicações, como ao BAFTA em 2011, também por O Segredo dos Seus Olhos. Campanella dirigiu ainda episódios de séries populares, como House, além de colaborar em outras produções televisivas.

O roteiro do filme contou com a parceria de Eduardo Sacheri, roteirista e escritor nascido em Castelar, Argentina, em 13 de dezembro de 1967. Autor de diversos contos e romances, Sacheri escreveu A Pergunta de Seus Olhos (2005), obra que inspirou a adaptação cinematográfica O Segredo dos Seus Olhos.

Juntos, Campanella e Sacheri receberam, em 2009, a Medalha do Círculo de Escritores Cinematográficos na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por O Segredo dos Seus Olhos.

Indicações ao Oscar

Em 2010, O Segredo dos Seus Olhos foi indicado e venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Com essa conquista, a Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a vencer o prêmio duas vezes.

Além do Oscar, o filme recebeu o prêmio Goya, considerado o mais importante do cinema espanhol, na categoria de Melhor Filme.

No cinema argentino, O Segredo dos Seus Olhos detém a segunda maior bilheteria da história, ficando atrás apenas de Nazareno Cruz y el Lobo. De acordo com a plataforma Box Office Mojo, o filme arrecadou mais de 35 milhões de dólares em bilheteria.

Tenha acesso a análises de filmes

Na plataforma de membros da Brasil paralelo além de ser possível assistir o filme na íntegra há ainda uma análise do filme feita pelo teólogo e escritor Jurandir Gouveia. 

Romance tem papel central

No início de sua análise, ele aponta que o roteirista buscou mostrar que, embora o filme seja um drama policial, a história de amor desempenha um papel central na condução da narrativa.

“Eu apresento esse filme como uma profunda história de amor, cercada de um drama policial ou como um filme policial cercado por uma profunda história de amor? Ou seja, qual elemento central dessa história, o crime ou o amor? e a escolha correta que se fez foi colocar no centro desta narrativa essa profunda história de amor o que faz com que essa obra consiga ter um alcance e um significado ainda maior”.

O filme aborda temas como vingança e justiça, utilizando duas linhas temporais distintas: a investigação do caso em 1974 e os eventos ocorridos anos depois, após a aposentadoria de Esposito. 

Análises com spoilers

Em sua análise, Jurandir Gouveia afirma:

“Muitas vezes a linha entre vingança e justiça é tênue. Este é um homem que recorreu à justiça e permitiu que ela fosse executada, mas quando os órgãos de justiça falharam ele recorreu à vingança ou à justiça com as próprias mãos. Apesar da complexidade do debate ético que essa ação levanta, o filme não está interessado nesse debate ele deixa para o público”.

Outro tema explorado no filme é a paixão de um homem, destacada em uma fala de Sandoval durante a narrativa:

“Uma coisa não se pode mudar, Benjamin, não se pode mudar a paixão”.

Segundo Jurandir:

“Então temos a cena final, provavelmente uma das mais belas cenas finais já escritas, porque ela encerra de maneira genial a metáfora que foi construída no decorrer da história. Benjamin Esposito percebe que é impossível fugir de sua paixão, assim como Morales ele também precisa tomar uma decisão e abraçar sua paixão e as consequências que isso vai trazer para sua vida. Por isso ele vai ao escritório de Irene. E Irene percebe que o momento que ela tanto esperava finalmente chegou”.

Em entrevista ao ADnoticias, o diretor Juan José Campanella afirmou:

“Por circunstâncias de classe ou de trabalho e por muitas outras coisas eles nunca se atrevem a contar um ao outro, foi uma  das coisas que mais me atraiu durante a confecção. Acredito que isso acontece muito na vida real. É verdade que muitas vezes não ousamos dizer à pessoa que amamos que a amamos.

Em entrevista à MovieWeb, em 2010, o diretor falou sobre a busca obsessiva do protagonista:

“Ele descobre durante todos esses anos está carregando a bagagem de ter sido um covarde em muitos aspectos ao longo desses anos, não acho que sua obssessão seja, não é tanto resolver o caso, mas sim se redimir”.

Além dessa análise do filme O segredo dos seus olhos é possível encontrar muitas outras análises de filmes consagrados na plataforma de Streaming da Brasil Paralelo.

Elenco de Os segredos dos seus olhos

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais