Live: Combate ao crime
Estaremos ao vivo em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 28, 2025
Ativar o lembrete
Filmes
3
min de leitura

Você conhece a história do cinema mundial? Veja a evolução do cinema

A história do cinema mundial é marcada por vários inventos tecnológicos, fases de produção e diferentes tendências artísticas. Saiba como tudo isso surgiu.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/9/2021 10:22
Foto: filme de Charlie Chaplin.

No dia 28 de dezembro de 1895 os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição cinematográfica pública do mundo, dando início a história do cinema mundial. Vários inventos foram necessários até que esse resultado fosse alcançado pelos irmãos.

A captura de imagens em movimento, que possibilitou a exibição dos Lumière, tornou-se possível com a invenção do cinetoscópio, em 1889, por William Dickson, assistente do cientista e inventor Thomas Edison.

  • Leia esse artigo e conheça alguns fatos importantes acerca da história do cinema mundial

O que você vai encontrar neste artigo?

Quando surgiu o cinema no mundo?

A História do cinema mundial só foi possível com a invenção do cinetoscópio, em 1889, por William Dickson. O assistente de Thomas Edison criou a primeira máquina capaz de capturar imagens em movimento. Os inventos posteriores foram aprimorando essa máquina e moldando o que é o cinema.

O cinetoscópio, no entanto, não era capaz de projetar imagens. O espectador tinha de observar as imagens por meio de uma lente que dava para uma câmara escura do aparelho onde eram projetadas as imagens.

Como-surgiu-o-cinema-no-mundo

Era uma experiência individual, já que o aparelho não projetava as imagens, e os filmes duravam até quinze minutos.

Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil capaz de: capturar imagens em movimento, revelá-las e projetá-las.

A partir de 1895, os irmãos passaram a fazer várias exibições cinematográficas para apresentar seu invento. Eram sessões curtas, com pequenas produções, mas que despertaram bastante interesse.

Um de seus primeiros filmes exibe a chegada de um trem na estação. Conta-se que os espectadores ficaram com medo do trem sair da tela e atropelá-los.

Inicialmente, os filmes, assim como as fotografias, representavam apenas registros de fatos do cotidiano. Mas foi nas primeiras décadas do século XX que o cinema firmou-se enquanto arte.

Isso ocorreu pela ação de artistas que lançaram mão de recursos como mágica e ilusionismo para criação de efeitos cênicos.

Dois precursores do cinema com efeitos especiais foram: Alice Guy-Blaché e Georges Méliès.

Guy-Blaché produziu um filme baseado num conto popular, “A fada dos repolhos”, em 1896 e Meliès dirigiu “Viagem à Lua”, em 1902, ambos conseguindo com esses filmes efeitos visuais verdadeiramente impressionantes para a época.

  • Você sabia que obras de arte podem chegar até a abalar a saúde das pessoas? Conheça essa estranha doença chamada Síndrome de Stendhal.

Após esses filmes, surgiram as produções de D. W. Griffith, nos Estados Unidos, as do expressionismo e do “Movimento de Câmera”, na Alemanha, do surrealismo, na Espanha, e o cinema soviético, sobretudo com nomes como Vertov e Eisenstein.

Qual foi o primeiro filme da história do cinema?

primeiros-efeitos-especiais-na-historia-da-evolucao-do-cinema-mundial

Em 28 de dezembro de 1895, em La Ciotat, no Éden Théâtre, foi realizada a primeira projeção cinematográfica da história do cinema mundial. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração, como os dois mais famosos:

  • “A chegada do trem à estação de La Ciotat”
  • “A saída dos operários da fábrica Lumière”
  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

Como foram feitos os primeiros filmes do cinema?

A ideia de produzir imagens em movimento sempre esteve presente na história humana. Os homens da caverna pintavam nas paredes cenas de seu cotidiano, Platão em seu Mito da Caverna utiliza o princípio das sombras para dar o efeito de imagens em movimento. O próprio teatro das sombras surge a partir deste conceito.

  • Conheça a vida, a obra e a filosofia de Platão neste artigo da Brasil Paralelo.

A história do cinema mundial está intimamente ligada à história da fotografia. Com o advento da fotografia foi possível fixar a imagem numa superfície de papel, ou placa de metal ou vidro.

O grande desafio era criar uma máquina capaz de capturar as imagens em movimento.

A própria palavra cinema, abreviação de cinematógrafo, traz essa ideia: “Cine” vem do grego e significa movimento, o sufixo “ágrafo” significa agravar, ou seja, o movimento agravado.

Por isso, diversos inventores de países como França e Estados Unidos desenvolveram aparelhos para captar e projetar imagens em movimento.

  • Vejamos quais foram os principais inventos:

Lanterna Mágica

É um invento do século XVII, é uma câmara escura que projetava, por meio de lentes e luzes, desenhos pintados à mão em vidros.

Um narrador era responsável por contar a sequência dos desenhos e poderia haver algum acompanhamento musical.

Era muito famoso em feiras urbanas e foi usado até em ambientes acadêmicos para estudos com imagens.

Praxinoscópio

Praxinoscopio

Construído em 1877 pelo francês Charles Émile Reynaud, o praxinoscópio consistia num aparelho de formato circular no qual as imagens iam se sucedendo e davam a sensação de que estavam se movendo.

As imagens deviam ser cuidadosamente ilustradas para dar a sensação de movimento.

Em 1888 Reynaud conseguiu ampliar o tamanho das projeções de seu aparelho. Antes era possível apenas projetar em um ambiente doméstico para uma pessoa, com o aprimoramento do inventor, foi possível exibir cenas para um grande teatro.

As performances maiores ficaram conhecidas como teatro ótico.

Cinetoscópio

William Dickson inventou um aparelho capaz de capturar imagens em movimento. Ele era assistente do famoso inventor norte-americano Thomas Edison.

Em 1894, foi lançado o cinetoscópio, em uma fábrica comandada por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Uma máquina individual onde se assistiam filmes de curta duração.

O invento só foi possível porque Edison criou uma película de celulóide capaz de guardar as imagens e assim, projetá-las através das lentes.

Cinematógrafo

Os irmãos Auguste Lumière e Louis Lumière, apaixonados por inventos e fotografia, desenvolveram o aparelho. Ao contrário dos outros, este permitia gravar e projetar as imagens, o que permitia grandes exibições para uma platéia ampla.

A invenção do cinematógrafo foi a que inaugurou o cinema nos moldes do que ele é hoje, dando início a História do cinema mundial.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais