“Quem melhor para julgar os melhores filmes de todos os tempos do que aqueles que os fizeram?”. Essa é a provocação feita na publicação da revista especializada em cinema “The Hollywood Reporter”. Ela ouviu 2.120 membros da indústria cinematográfica e se gabou de elaborar a melhor lista com os 100 melhores filmes da história do cinema.
Confira a lista com os melhores filmes da história do cinema elaborada pelos grandes produtores de Hollywood, junto da sinopse dos principais filmes.
Para aproveitar melhor os maiores filmes da história do cinema, introduzimos a lista com uma explicação da importância do cinema:
O cinema é uma arte. O artista, utilizando a razão, cria algo que pode guiar o ser humano para a beleza, que por sua vez pode levar à verdade e ao bem.
Nessa perspectiva, a arte não é um fim em si mesma, mas guia o entendimento do homem ao que o artista quer mostrar.
Essa lógica se aplica também ao cinema. Ao assistir um filme, é possível refletir acerca da mensagem que o diretor deseja passar, ou aquilo que ele visa ensinar com a sua produção.
A experiência da imersão na história de um filme pode conduzir ao nível da reflexão e da interiorização de um aprendizado.
A reflexão, por fim, pode levar o homem a ações e mudanças na vida.
Como os filmes impactam vários sentidos humanos, de modo a proporcionar uma experiência bem imersiva, é possível demonstrar e analisar diversos aspectos do comportamento humano.
Você conhece o real impacto da televisão na vida das pessoas? Entenda sua influência na educação infantil.
Diferente das demais artes, o espectador tem um aprofundamento maior na forma e no conteúdo, podendo contemplar mais a realidade como um todo.
As artes narrativas, como o cinema e a literatura, possuem certa vantagem sobre as demais artes por lidarem com a substância da vida humana: a própria narrativa.
Lista dos 100 melhores filmes da história do cinema
Confira a lista completa:
1 – O Poderoso Chefão (1972)
Don Corleone é chefe de uma das mais poderosas famílias de mafiosos italianos de Nova York. Quando ferido e afastado de suas funções, seu filho Michael, que foi criado distante dos negócios familiares, deve assumir a situação, punir os responsáveis e manter a honra de sua família intacta. Dirigido por Francis Ford Coppola e vencedor de três óscares, incluindo o de “Melhor Filme”.
2 – O Mágico de Oz (1939)
Dorothy vive com seus tios em uma fazenda no Kansas. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa, mas é carregada pelo vento, junto do seu cachorro, para a terra mágica de Oz. Ao aterrissar, ela cai em cima da bruxa má do Leste, matando-a. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela bruxa má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: o Espantalho que quer ter um cérebro, o Homem de Lata que anseia por um coração e o Leão covarde que precisa de coragem.
3 – Cidadão Kane (1941)
O longa, dirigido por Orson Welles e inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial.
4 – Um sonho de liberdade (1994)
Em 1946, Andy Dufresne, um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, local famoso por aterrorizar até os piores criminosos. Andy cumprirá pena perpétua. Na prisão conhecerá o corrupto agente penitenciário Warden Norton e o Capitão Byron Hadley, que trata os detentos como animais, além de fazer amizade com outro prisioneiro, Ellis Boyd Redding, que controla o mercado negro da instituição.