Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Desde que foi criado em 1895, o cinema produziu narrativas memoráveis. Cento e vinte e nove anos depois, é possível ver alguns sem sair de casa. A seguir, veja 5 filmes bem avaliados pelo Rotten Tomatoes que valem o tempo investido em assisti-los.
Todos os filmes da lista estão na BP Select, plataforma de entretenimento e educação da Brasil Paralelo.
1 - Los Angeles cidade proibida
Lançado em 1997, a trama conta a história de três policiais que precisam desvendar assassinatos em série. No meio da investigação, eles enfrentam dilemas morais sobre a busca pela verdade.No final, entendem que ela parece simples, mas é complexa.
Los Angeles, Cidade Proibida. Imagem: divulgação.
A atriz Kim Basinger ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação na produção. A obra também venceu na categoria melhor roteiro adaptado no Oscar e no Globo de Ouro.
Clássico inspirado no livro do britânico Roald Dahl, a primeira versão cinematográfica da história foi gravada em 1996 e estrelada por Danny De Vitto.
Nos bastidores, a obra foi marcada pelo falecimento do pai da atriz Mara Wilson, que interpretou a protagonista. A trama se tornou uma das preferidas das crianças nos anos 1990.
Matilda. Imagem: reprodução redes sociais.
Matilda é uma menina esquecida pelos pais que descobre ter poderes. Através deles, ela ajuda seus amigos e sua professora a ter uma vida melhor.
O filme conta com Pam Ferris no papel da vilã Ágatha Trunchbull, a diretora da escola. A atriz também é conhecida pelo papel de Guida Dusley, em Harry Potter e a Câmara Secreta.
De acordo com os usuários do Rotten Tomatoes, 92% dos críticos aprovaram a saga de Matilda. Já entre os usuários da plataforma, essa porcentagem chegou a 73%.
3 - O homem que não vendeu sua alma
Baseado na história real de Thomas More, o filme de 1966 conta a história real do ex-chanceler da Inglaterra que foi morto por não romper com a Igreja Católica. Proclamado Santo em 1935 pelo Papa Pio XI, ele desafiou Henrique XIII quando o rei decidiu fundar uma igreja para se casar com Ana Bolena.
Perseguido e privado de seus bens, ele foi morto decapitado.
O homem que não vendeu sua alma. Imagem: movies reviews by Delenogare.
O filme levou 6 estatuetas no Oscar de 1967, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator.
Para 89% dos críticos do Rotten Tomatoes, o filme é considerado recomendável. Dentre o público, essa avaliação é de 87%.
4 - Adorável Vagabundo
Lançado em 1974, o filme mostra que o sensacionalismo vende desde sempre. Visando aumentar suas vendas, um jornal contrata um “vagabundo” para contar uma história. A trama é um retrato de como a mídia influencia na política e na vida das pessoas.
A obra foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original Para 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, se trata de um bom filme. Dentre os espectadores, a aprovação é de 82%.
Adorável Vagabundo. Imagem: Cineset.
5 - O pianista
O último filme da lista é uma história de superação durante o holocausto.O pianista conta a história real de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que sobreviveu à ocupação nazista em Varsóvia.
Ele enfrenta as restrições impostas a seu povo e vive no gueto da cidade. Separado da família, passa a lutar para sobreviver. Um dos destaques da trama é a resiliência com que ele conseguiu superar os horrores da guerra.
O pianista.Imagem: Aventuras na história.
A produção ganhou três Oscars de: Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro. O filme é bem avaliado por 95% dos críticos do Rotten Tomatoes. Dentre o público, a aprovação é de 96%.
Quais outros filmes faltaram na lista? Comente no instagram da BP Select!