A indústria cinematográfica produziu grande parte de seus clássicos nos anos 60. A Brasil Paralelo separou 9 títulos para você apreciar. São filmes para se divertir e emocionar, histórias que já são grandes clássicos. É só separar a pipoca, a bebida, acomodar-se no sofá e apertar o play sem medo.
Muitos dos filmes dos anos 60 que listamos podem ser encontrados na BP Select, o streaming de filmes da Brasil Paralelo. Clique aqui para conhecer.
Os melhores filmes dos anos 60 foram separados por temas. Mesmo estando separadas em categorias variadas, os filmes da BP Select têm a marca de elevar o público sem ferir os valores familiares tradicionais. Eis a lista dos filmes dos anos 60:
Lawrence da Arábia é um épico vencedor de 7 Oscars na década de 60. O filme se passa na Primeira Guerra Mundial e seu protagonista é T. E. Lawrence, um oficial britânico de personalidade complexa e enigmática.
Lawrence é enviado à Arábia para auxiliar nas lutas de independência local para que o resultado das batalhas seja em favor da Inglaterra.
O personagem transita entre seus interesses pessoais e os interesses árabes, sendo uma metáfora da ambiguidade mundial que pairava na época da Guerra.
O filme é um grande desafio intelectual: compreender seu sentido e entrar nas suas camadas de interpretação profundas demandam bastante de quem o assiste. Além disso, os personagens são cativantes e os dramas humanos presentes dão o tom da obra.
Nota no Rotten Tomatoes (um dos principais sites internacionais da crítica especializada em cinema): 94%.
No faroeste americano, o xerife McCabe é persuadido pelo oficial Jim Gary a participar de uma missão complexa: negociar com índios Comanches a libertação de colonos que eles mantêm como reféns.
Os filmes de faroeste costumam ser muito divertidos, sempre contam uma aventura emocionante, especialmente os filmes de cowboy dos anos 60. Terra Bruta é um grande clássico do cinema, dirigido por John Ford. A trama envolve o espectador em um ciclo.
Ao iniciar o filme há uma percepção do conflito entre a cultura dos índios e dos colonos. Mas o choque com o inimigo leva à reflexão e ao crescimento pessoal. E essa percepção muda ao longo do enredo.
Nota no Rotten Tomatoes: 83%.
Uma caça por recompensa gera a união inesperada entre dois cowboys contra um terceiro. Os três começam a buscar um tesouro enterrado em um cemitério, necessitando enfrentar a guerra civil dos EUA para chegar até a recompensa final.
Por que assistir?
Três homens em conflito é considerado por muitos como o melhor filme de cowboy de todos os tempos. Estrelado por Clint Eastwood, ator consagrado de filmes western, o filme apresenta grandes cenas de ação e tiroteios, entregando uma experiência imersiva de um mundo de cowboys.
O filme pertence ao subgênero dos filmes dos anos 60 de cowboy italianos. A principal característica desse tema é apresentar uma experiência humana mais ampla e complexa, diferente das estruturas mais restritas de Hollywood, que só apresentavam o mocinho contra o vilão em seus filmes de cowboy.
Nota no Rotten Tomatoes: 97%.
Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, 16 irmãs carmelitas do Mosteiro de Compiègne foram condenadas à morte na guilhotina.
Assista a este belíssimo filme, adaptado da peça homônima de Georges Bernanos.
O tema da morte está sempre presente na trama do filme. Principalmente quando os eventos da Revolução Francesa impactam na vida das irmãs. O Terror estava instaurado e a vida do claustro ameaçada.
As carmelitas abraçam o martírio com heroísmo e o filme comunica a grandeza de suas almas. É retratado o confronto entre as forças do bem e do mal: de um lado a revolução, a burocracia, o desgosto pessoal e as piores paixões e do outro a sinceridade, a delicadeza, a gentileza e um amor profundo que vai além dessa vida.
Nota no Rotten Tomatoes: não possui.
Andrei Rublev (filme de 1966) é o segundo filme do consagrado diretor Andrei Tarkovsky. Muitos cineastas consideram Tarkovsky como um dos maiores diretores de todos os tempos. O cineasta russo buscava unir arte, teoria do cinema e profundas reflexões espirituais.
O filme Andrei Rublev é inspirado na história real de um pintor russo do século XV. Andrei, o personagem principal, enfrenta crises, guerras e momentos difíceis em sua vida. Ele permanece fiel aos seus valores e sua fé, mesmo vivenciando alguns dos piores males do mundo que um homem pode enfrentar.
O filme Andrei Rublev apresenta uma jornada real que expõem várias visões de mundo diferentes. O longa mostra ao espectador onde pode chegar a aplicação de certas cosmovisões.
É comum que muitas teorias fiquem apenas no mundo das ideias, que não se conheça o que realmente elas podem causar caso aplicadas na vida humana. O filme Andrei Rublev muda isso.
Enfrentando conflitos e até mesmo guerras durante sua jornada espiritual, o filme mostra até onde chega a busca pelo Bem e a Verdade, seguindo a história real de Rublev, um dos homens mais resilientes da historiografia tradicional.
A bela produção audiovisual fornece uma verdadeira expressão artística.
Nota no Rotten Tomatoes: 95%
Um dos filmes dos anos 60 mais marcantes, O Homem que não Vendeu sua Alma ganhou o Oscar de melhor filme. O longa-metragem retrata a história real de São Thomas Moore, conselheiro do rei tido como o homem mais honesto e um dos mais inteligentes da Inglaterra de sua época.
Quando o Rei Henrique VIII decide se separar da Igreja Católica para poder abandonar sua esposa, a Inglaterra é divida entre os aliados do rei e os aliados de Roma. A disputa passa a ficar sangrenta após o Papa negar o pedido de Henrique VIII.
O filme retrata o conflito espiritual de Moore, que por um lado pode proteger sua família e manter seu alto cargo, e por outro deve perseguir a justiça e a verdade para salvar sua alma, mas perder a vida terrena.
A fotografia consegue descrever os estados de espírito dos personagens de acordo com as características das belas paisagens inglesas.
É um filme de intensas argumentações filosóficas.
Nota no Rotten Tomatoes: 89%.
O simples José de Cupertino surpreende todos em sua aldeia ao passar no exame de admissão no sacerdócio, mas essa é apenas a primeira das muitas surpresas de um homem que viria a ser santo.
O protagonista é alguém que abre sua alma completamente para Deus e deixa sua vida transbordar essa graça. José de Cupertino tem uma vida bela, por ser tão simples, inocente e incapacitado de fazer qualquer coisa.
Apesar de sua pequenez, torna-se santo, mesmo com todas as suas relutâncias.
Nota no Rotten Tomatoes: 85%.
“Anjos Rebeldes” é uma comédia sobre duas jovens, que com um ímpeto de ingenuidade e curiosidade, resolvem se rebelar e procurar suas próprias aventuras. O problema é que elas estudam em um colégio católico dos anos 60.
O filme conta a história de Hayley e Junes que, descontentes com a Madre Superiora do colégio St. Franci em que estudam, resolvem importuná-la. É uma encantadora e nostálgica comédia de consciência social que, de forma leve e divertida, garante um sorriso constante durante todo o filme.
O filme Anjos Rebeldes apresenta vários ritos de passagem de forma alegre e divertida. Além dos sorrisos, o filme também mostra como se adquire a própria personalidade. Mostra a maneira que os homens podem encontrar seu próprio Eu diante de um mundo rígido, especialmente durante uma das fases mais marcantes da vida humana: a passagem da adolescência para a “vida real”.
Nota no Rotten Tomatoes: 75%.
Marion Crane rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel.
O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso, chamado Norman Bates, um sujeito com comportamentos estranhos. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
Psicose é um dos filmes de terror mais inovadores da história. É um dos melhores filmes no quesito suspense, medo e susto. A narrativa unida com a fotografia imersiva de Hitchcock gera uma grande exploração da psique humana em suas possibilidades mais deterioradas.
Nota no Rotten Tomatoes: 96%.
Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçavam a raça humana, um objeto inusitado chegou à Terra, inacessível à limitada compreensão da mente antiga, mas que influencia os homens a descobrir coisas que permitem a sua própria evolução.
Milhões de anos depois, a descoberta de um monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada e HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes.
Porém, o surgimento de pequenas falhas levanta a suspeita de que há algo errado com a missão.
Escrito por Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick, 2001: uma odisseia no espaço foi um marco na história do cinema, tanto pelos efeitos especiais quanto devido a história inovadora de ficção científica. A história desconcerta o espectador e o conduz a um futuro alternativo da história humana.
Nota no Rotten Tomatoes: 92%.
Uma família é dizimada por um matador profissional após negar vender suas terras para a construção da ferrovia. Algo essencial passa despercebido pelos assassinos, uma das garotas da família violentada sobrevive.
Após anos no exílio, a garota, já mulher, encontra os assassinos de sua família e recebe a proteção de um homem misterioso, que também tem assuntos a resolver com os pistoleiros.
O longa de 1968 foi escrito e dirigido por Sergio Leone, diretor dos principais velho-ostes do cinema. A trilha sonora foi feita por Ennio Morricone, um dos maiores musicistas de filmes de todos os tempos, vencedor de diversos Oscars, Globos de Ouro, BAFTA's e outros prêmios.
Nota no Rotten Tomatoes: 95%.
O famoso diretor de cinema Guido Anselmi está prestes a rodar sua próxima obra, mas está sem ideias para o filme. Pressionado por todos os lados, o cineasta parte em busca de fazer algo que possua verdadeiro valor para a humanidade, mas seu bloqueio criativo o deixa cada vez mais insatisfeito com seu trabalho, e até mesmo com sua vida.
Na busca por realizar um trabalho com sentido, Guido passa a trabalhar tanto que não consegue mais distinguir a realidade da fantasia.
Feito por Federico Fellini, em 1963, 8½ é visto por certos críticos como uma busca pela verdade e por uma realização pessoal substancial - junto com os outros elementos da película. Em um dos trechos do filme, a personagem Luísa diz:
"Isso me enlouquece! Fala como se fosse verdade, banca o honesto. Como consegue viver dessa maneira? Não é justo mentir sempre assim, não separar verdadeiro e falso! Será possível que pra você é tudo igual?".
Nota no Rotten Tomatoes: 98%.
Após ficar histérica com seu desempenho na peça "Electra", Elisabeth Vogler, uma famosa atriz, para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren, a deixa sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira. Após três meses sem dizer uma palavra, a médica decide que a paciente deve ficar isolada na casa da praia para sua recuperação.
Na casa, a enfermeira começa a falar, Elizabeth não responde, mas ela continua. Alma fica cada vez mais encantada ao conviver com a atriz e passa a desenvolver uma amizade com ela.
Pouco depois, ela lê uma carta escrita por Elizabeth e fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo e que ela revelou seus segredos em seus escritos.
O filme foi produzido em 1966 pelo famoso diretor sueco Ingmar Bergman. Sua obra foi tida como um dos filmes mais profundos e dramáticos do cinema. O nome original do filme é Persona, a tradução brasileira foi criticada por alguns cineastas que a acharam sem sentido, enquanto outros dizem que o título cai no erro da indução e do reducionismo.
Nota no Rotten Tomatoes: 98%.
O streaming de filmes da Brasil Paralelo transmite muitos dos melhores filmes dos anos 60. Quer ver bons filmes sem ideologizações? Então conheça nosso streaming.
Tendo estreado no dia 27 de setembro de 2021, o streaming da BP já possui mais de 440.000 assinantes. Trata-se de uma plataforma online com filmes consagrados, produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis. A proposta é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.
As principais motivações para a criação do streaming é a de suprir três demandas do público:
Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.
Comente e compartilhe. A sua divulgação ajuda a resgatar os bons valores e sentimentos no Brasil. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes dos anos 60?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP