Confira filmes incríveis dos anos 60 - os clássicos abandonando o preto e branco

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
21/4/2022
Compartilhe com amigos

A indústria cinematográfica produziu grande parte de seus clássicos nos anos 60. A Brasil Paralelo separou 9 títulos para você apreciar. São filmes para se divertir e emocionar, histórias que já são grandes clássicos. É só separar a pipoca, a bebida, acomodar-se no sofá e apertar o play sem medo.

Muitos dos filmes dos anos 60 que listamos podem ser encontrados na BP Select, o streaming de filmes da Brasil Paralelo. Clique aqui para conhecer.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Categoria dos filmes

Os melhores filmes dos anos 60 foram separados por temas. Mesmo estando separadas em categorias variadas, os filmes da BP Select têm a marca de elevar o público sem ferir os valores familiares tradicionais. Eis a lista dos filmes dos anos 60:

  • Filmes de Aventura: Lawrence da Arábia; Terra Bruta; Três Homens em Conflito — o Bom, o Mal e o Feio;
  • Filmes de Drama: O Diálogo das Carmelitas; Andrei Rublev; O Homem que não Vendeu Sua Alma;
  • Filmes de Comédia: O Santo Relutante; Anjos Rebeldes;
  • Filme de Terror: Psicose.

1 - Lawrence da Arábia

lawrence da arábia - melhores filmes dos anos 60

Lawrence da Arábia é um épico vencedor de 7 Oscars na década de 60. O filme se passa na Primeira Guerra Mundial e seu protagonista é T. E. Lawrence, um oficial britânico de personalidade complexa e enigmática.

Lawrence é enviado à Arábia para auxiliar nas lutas de independência local para que o resultado das batalhas seja em favor da Inglaterra.

O personagem transita entre seus interesses pessoais e os interesses árabes, sendo uma metáfora da ambiguidade mundial que pairava na época da Guerra.

Por que assistir?

O filme é um grande desafio intelectual: compreender seu sentido e entrar nas suas camadas de interpretação profundas demandam bastante de quem o assiste. Além disso, os personagens são cativantes e os dramas humanos presentes dão o tom da obra.

2 — Terra Bruta

Terra Bruta - melhores filmes dos anos 60

No faroeste americano, o xerife McCabe é persuadido pelo oficial Jim Gary a participar de uma missão complexa: negociar com índios Comanches a libertação de colonos que eles mantêm como reféns.

Por que assistir?

Os filmes de faroeste costumam ser muito divertidos, sempre contam uma aventura emocionante, especialmente os filmes de cowboy dos anos 60. Terra Bruta é um grande clássico do cinema, dirigido por John Ford. A trama envolve o espectador em um ciclo. 

Ao iniciar o filme há uma percepção do conflito entre a cultura dos índios e dos colonos. Mas o choque com o inimigo leva à reflexão e ao crescimento pessoal. E essa percepção muda ao longo do enredo.

  • Quais são os melhores filmes dos anos 70? Descubra obras primas como Star Wars, Tubarão e O Poderoso Chefão.

3 — Três Homens em Conflito  — o Bom, o Mal e o Feio

Clint Eastwood, um dos mais famosos atores de filmes de cowboy.

Uma caça por recompensa gera a união inesperada entre dois cowboys contra um terceiro. Os três começam a buscar um tesouro enterrado em um cemitério, necessitando enfrentar a guerra civil dos EUA para chegar até a recompensa final.

Por que assistir?

Três homens em conflito é considerado por muitos como o melhor filme de cowboy de todos os tempos. Estrelado por Clint Eastwood, ator consagrado de filmes western, o filme apresenta grandes cenas de ação e tiroteios, entregando uma experiência imersiva de um mundo de cowboys.

O filme pertence ao subgênero dos filmes dos anos 60 de cowboy italianos. A principal característica desse tema é apresentar uma experiência humana mais ampla e complexa, diferente das estruturas mais restritas de Hollywood, que só apresentavam o mocinho contra o vilão em seus filmes de cowboy.

4 — O Diálogo das Carmelitas

o dialogo das carmelitas - melhores filmes dos anos 60

Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, 16 irmãs carmelitas do Mosteiro de Compiègne foram condenadas à morte na guilhotina.

Assista a este belíssimo filme, adaptado da peça homônima de Georges Bernanos.

Por que assistir?

O tema da morte está sempre presente na trama do filme. Principalmente quando os eventos da Revolução Francesa impactam na vida das irmãs. O Terror estava instaurado e a vida do claustro ameaçada.

As carmelitas abraçam o martírio com heroísmo e o filme comunica a grandeza de suas almas. É retratado o confronto entre as forças do bem e do mal: de um lado a revolução, a burocracia, o desgosto pessoal e as piores paixões e do outro a sinceridade, a delicadeza, a gentileza e um amor profundo que vai além dessa vida.

5 — Andrei Rublev

andrei rublev - melhores filmes dos anos 60

Andrei Rublev (filme de 1966) é o segundo filme do consagrado diretor Andrei Tarkovsky. Muitos cineastas consideram Tarkovsky como um dos maiores diretores de todos os tempos. O cineasta russo buscava unir arte, teoria do cinema e profundas reflexões espirituais.

O filme Andrei Rublev é inspirado na história real de um pintor russo do século XV. Andrei, o personagem principal, enfrenta crises, guerras e momentos difíceis em sua vida. Ele permanece fiel aos seus valores e sua fé, mesmo vivenciando alguns dos piores males do mundo que um homem pode enfrentar.

Por que assistir?

O filme Andrei Rublev apresenta uma jornada real que expõem várias visões de mundo diferentes. O longa mostra ao espectador onde pode chegar a aplicação de certas cosmovisões. 

É comum que muitas teorias fiquem apenas no mundo das ideias, que não se conheça o que realmente elas podem causar caso aplicadas na vida humana. O filme Andrei Rublev muda isso.

Enfrentando conflitos e até mesmo guerras durante sua jornada espiritual, o filme mostra até onde chega a busca pelo Bem e a Verdade, seguindo a história real de Rublev, um dos homens mais resilientes da historiografia tradicional.

A bela produção audiovisual fornece uma verdadeira expressão artística.

  • Quais são os melhores filmes dos anos 80? Onde assistir? Descubra todas essas informações neste artigo.

6 — O Homem que não Vendeu Sua Alma

filmes dos anos 60

Um dos filmes dos anos 60 mais marcantes, O Homem que não Vendeu sua Alma ganhou o Oscar de melhor filme. O longa-metragem retrata a história real de São Thomas Moore, conselheiro do rei tido como o homem mais honesto e um dos mais inteligentes da Inglaterra de sua época. 

Quando o Rei Henrique VIII decide se separar da Igreja Católica para poder abandonar sua esposa, a Inglaterra é divida entre os aliados do rei e os aliados de Roma. A disputa passa a ficar sangrenta após o Papa negar o pedido de Henrique VIII.

Por que assistir?

O filme retrata o conflito espiritual de Moore, que por um lado pode proteger sua família e manter seu alto cargo, e por outro deve perseguir a justiça e a verdade para salvar sua alma, mas perder a vida terrena.

A fotografia consegue descrever os estados de espírito dos personagens de acordo com as características das belas paisagens inglesas.

É um filme de intensas argumentações filosóficas.

7 — O Santo Relutante

o santo relutante - melhores filmes dos anos 60

O simples José de Cupertino surpreende todos em sua aldeia ao passar no exame de admissão no sacerdócio, mas essa é apenas a primeira das muitas surpresas de um homem que viria a ser santo.

Por que assistir?

O protagonista é alguém que abre sua alma completamente para Deus e deixa sua vida transbordar essa graça. José de Cupertino tem uma vida bela, por ser tão simples, inocente e incapacitado de fazer qualquer coisa.

Apesar de sua pequenez, torna-se santo, mesmo com todas as suas relutâncias.

8 — Anjos Rebeldes

anjos rebeldes filme - melhores filmes dos anos 60

“Anjos Rebeldes” é uma comédia sobre duas jovens, que com um ímpeto de ingenuidade e curiosidade, resolvem se rebelar e procurar suas próprias aventuras. O problema é que elas estudam em um colégio católico dos anos 60.

O filme conta a história de Hayley e Junes que, descontentes com a Madre Superiora do colégio St. Franci em que estudam, resolvem importuná-la. É uma encantadora e nostálgica comédia de consciência social que, de forma leve e divertida, garante um sorriso constante durante todo o filme.

Por que assistir?

O filme Anjos Rebeldes apresenta vários ritos de passagem de forma alegre e divertida. Além dos sorrisos, o filme também mostra como se adquire a própria personalidade. Mostra a maneira que os homens podem encontrar seu próprio Eu diante de um mundo rígido, especialmente durante uma das fases mais marcantes da vida humana: a passagem da adolescência para a “vida real”.

9 — Psicose

Marion Crane rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. 

O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso, chamado Norman Bates, um sujeito com comportamentos estranhos. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Por que assistir?

Psicose é um dos filmes de terror mais inovadores da história. É um dos melhores filmes no quesito suspense, medo e susto. A narrativa unida com a fotografia imersiva de Hitchcock gera uma grande exploração da psique humana em suas possibilidades mais deterioradas.

Onde assistir filmes dos anos 60? BP Select — filmes online

A BP Select transmite muitos dos melhores filmes dos anos 60. Quer ver bons filmes sem ideologizações? Então conheça nosso streaming.

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 90.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes consagrados, produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:

  1. Presença — oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle —  oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema —  os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

  • Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.

Comente e compartilhe. A sua divulgação ajuda a resgatar os bons valores e sentimentos no Brasil.  Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes dos anos 60?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS