Mundo5 min de leitura

Senhor dos Anéis, 1984 e outros livros famosos rotulados como de extrema direita

Relatório de grupo “antiterrorista” ligado ao governo britânico associa obras clássicas da literatura, filmes e séries à propagação do “extremismo de direita”.

Por
Redação
Publicado em
Cena do filme Senhor dos Anéis
Fonte da imagem: Foto: Reprodução

Receba notícias gratuitamente em seu email

Para um programa de “contraterrorismo” do governo britânico, certas obras podem levar alguém a se tornar de “extrema direita”.

Em um relatório elaborado pelo grupo:

  • Romances de Shakespeare, O Senhor dos Anéis e Os Contos de Canterbury podem levar alguém a se tornar de “extrema direita”;
  • Outros livros são citados como “potencialmente perigosos” à população do Reino Unido. São eles: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, O Agente Secreto, de Joseph Conrad, 1984, de George Orwell, e poemas do ensaísta G.K. Chesterton.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o documento que classifica essas produções como de “extrema direita” foi produzido pela Unidade de Informação e Comunicação de Pesquisa, grupo do programa governamental antiterrorista Prevent, cujo objetivo é a “proteção nacional para pessoas que correm o risco de se envolver com o terrorismo, por meio da radicalização”.

No relatório algumas produções cinematográficas foram mencionadas como “gatilhos” de extremismo:

  • as séries House of Cards e Yes Minister;
  • os filmes The Bridge on the River Kwai, The Great Escape e Zulu.

Depois de o caso de obras como o Senhor dos Anéis vir à tona, o Ministério do Interior britânico emitiu uma nota:

“A Prevent, agora, garantirá o foco na principal ameaça do terrorismo islâmico, além de permanecer vigilante sobre as ameaças emergentes”.

George Orwell em seu livro 1984 criou o ministério da verdade, órgão governamental responsável pelo controle da informação e a circulação de qualquer conhecimento. Parece que distopia e realidade estão se confundindo.

[VENDA] Brasil Evangélico
[VENDA] Brasil Evangélico