Durante a Missa que marcou o início solene do pontificado do papa Leão XIV neste domingo (18), uma brasileira participou da liturgia diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Fernanda Zaidan Lopes, de 39 anos, leu uma das preces da oração universal em português logo após a homilia do novo pontífice.
“Que Deus Todo-Poderoso sustente com a sua fidelidade a todos, pastores e fiéis, para que vivam a obediência incondicional ao Evangelho”, declarou Fernanda em sua leitura.
Além do português, também foram feitas leituras em francês, polonês e árabe. A missa contou com a presença de milhares de fiéis, dezenas de cardeais e chefes de Estado, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Natural de Brasília, Fernanda se apresenta como diretora central do Opus Dei, posição que ocupa desde 2020.
Após sua participação na leitura da oração universal durante a missa inaugural do papa Leão XIV, veículos de imprensa destacaram sua posição como diretora central da Opus Dei.
A cobertura ressaltou o perfil conservador e a atuação discreta da organização. Por exemplo, o Poder 360 mencionou que "a atuação da instituição em diversos países é alvo de críticas recorrentes, em razão de seu conservadorismo" .
O Estado de Minas observou que, "apesar disso, a entidade é frequentemente alvo de críticas por seu viés conservador e pela atuação discreta dentro da estrutura eclesiástica".
Já o Pleno.News descreveu a Opus Dei como uma organização com "perfil fortemente conservador" .
Essas abordagens refletem como a mídia tem interpretado a presença de membros da Opus Dei em eventos de destaque na Igreja Católica.
Para o Opus Dei, a santidade está nas pequenas ações do dia a dia. O fundador da instituição, São Josemaria Escrivá, ensinava que viver bem os deveres simples de cada momento já é um caminho para Deus. De acordo com o site oficial:
“A finalidade do Opus Dei é contribuir para essa missão evangelizadora da Igreja, promovendo, entre fiéis cristãos de todas as condições, uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias correntes da existência humana e especialmente por meio da santificação do trabalho".
Fundada em 1928 por São Josemaría Escrivá, o Opus Dei é uma prelazia pessoal da Igreja Católica que busca promover a santificação por meio do trabalho.
A organização está presente em dezenas de países e possui tanto membros leigos quanto clérigos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP