Especial de Natal 2025

Hoje às 20h - Garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Especial de Natal 2025
Estreia hoje, às 20h
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
ATIVAR LEMBRETE
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Posicionamento político de direita é duas vezes maior que o de esquerda no Brasil, indica pesquisa

De 2018 a 2023, o número de brasileiros que se declaram como "de direita" mais que dobrou. Veja as principais pautas analisadas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/9/2023 18:04
Fernando Bizerra JR. / Sebastião Moreira / EFE

A pesquisa "A Cara da Democracia" buscou mostrar como anda o cenário político do Brasil de acordo com a opinião da população.

Segundo os dados coletados pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (IDDC), 24% dos brasileiros se consideram "totalmente de direita", enquanto 11% se identificam como "totalmente de esquerda".

Em 2018, a porcentagem de brasileiros que se considerava "totalmente de direita" era de 9%, segundo o IDDC. No mesmo ano, apenas 6% da população se considerava de esquerda.

Níveis de posicionamento político

A avaliação do Instituto vai de 1 a 10, sendo a nota 1 "totalmente de esquerda" e 10 "totalmente de direita"; 5 é "centro". Em 2018, as posições políticas vencedoras eram:

  • não sei - 34% da população, e
  • centro (nota 5) - 17% da população.

Em 2022 e 2023, o maior posicionamento político da sociedade brasileira se tornou de direita, superando a porcentagem do "centro" (atulamente 16%) e "não sei" (atualmente 12%).

Pautas conservadoras são maioria?

Segundo o jornal O Globo, a maioria da população adere a pautas conservadoras em questões sociais polêmicas. Segundo a pesquisa do IDDC, algumas das principais pautas conservadoras da sociedade brasileira são:

Posições progressistas em crescimento

A pesquisa também mostra que pautas morais consideradas "progressistas" estão crescendo entre a população brasileira. Algumas delas são:

  • 53% é favorável a adoção por casais gays;
  • 59% é contra a prisão de mulheres que assassinem seus filhos durante a gestação;
  • 46% é favorável ao casamento civil de homossexuais;
  • 53% é contrária a privatizações no setor público.

Mas o que é esquerda e direita?

É possível agrupar as diferentes visões políticas em dois grupos? Lucas Ferrugem contesta esse modo de ver a política, questionando:

"Afinal de contas, onde fica a linha divisória, isto é, onde acaba a esquerda e começa a direita?

Ao tentarmos investigar isso, deparamo-nos com diversas complexidades, por exemplo: a definição de direita e esquerda não é a mesma em todos os países. 

E mesmo dentro do mesmo país, não há consenso claro entre diferentes vertentes, embora haja semelhanças. Essas definições constituem o primeiro obstáculo e quando mal aplicadas podem nos conduzir ao reducionismo.

Dentro do grupo denominado direita existe divergência em pautas essenciais, como o aborto, legalização das drogas e mais".

Entenda como surgiram os termos "esquerda e direita" e veja teorias que buscam analisar a política de forma mais clara e específica com a matéria "Quando acaba a esquerda e começa a direita?".

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais