Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Política
3
min de leitura

O problema da (in)segurança pública no Brasil

Uma das maiores crises da história atual, veja dados que apresentam um panorama da segurança pública no Brasil. Entenda seus problemas e desafios.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/6/2022 15:58
-

Os dados de segurança pública no Brasil são alarmantes. Os números de assassinatos anuais superam os registros de guerras como a Guerra do Vietnã. O brasileiro médio vive constantemente com medo e receio. Das 50 cidades mais perigosas do mundo, 10 estão no Brasil. Até a Venezuela perde para o Brasil neste ranking.

Como entender este problema? E quais as possíveis soluções? Está longe de ser um exagero dizer que os cidadãos vivem Entre Lobos.

  • Os crimes parecem ter se tornado algo normal no Rio de Janeiro. Para entender as origens e os principais responsáveis pela violência da cidade, a Brasil Paralelo produzirá um documentário investigativo inédito - toque aqui para liberar seu acesso.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é segurança pública e como ela funciona no Brasil?

A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão. Esta garantia permite que cada pessoa possa conviver socialmente com segurança e tranquilidade, exercendo seus direitos de:

  • ir e vir;
  • lazer;
  • estudar;
  • trabalhar.

Cabe ao Estado brasileiro zelar pela segurança pública. Por isto, o Estado detém o monopólio do uso da força, para a preservação do tecido social.

polícia-federal
Imagem de operação da Polícia Federal brasileira.

A Segurança Pública no Brasil é promovida pelos seguintes órgãos responsáveis:

  • polícia federal;
  • polícia rodoviária federal;
  • polícia ferroviária federal;
  • polícia militar;
  • polícia civil;
  • corpo de bombeiros;
  • Secretaria de Segurança Pública.

Todos estes órgãos são responsáveis por zelar pela integridade do cidadão, implementando políticas públicas, fazendo o policiamento e acompanhando os dados relacionados à segurança pública no Brasil.

Dados da Segurança Pública no Brasil

Como dito no início, os dados sobre a segurança pública no Brasil são alarmantes. Para organizar a análise dos números, os dados serão apresentados em quatro categorias:

  1. Problema da insegurança;
  2. Número de Assassinatos no Brasil;
  3. Fracasso do sistema penal;
  4. Crime organizado.

Problema da insegurança

O sentimento de insegurança que paira constantemente sobre todos os brasileiros é um resultado de um conjunto de fatores. Altos índices de homicídios, violência, furtos, sequestros, estupros. Diversos fatores compõem os dados dessa seção.

Cerca de 25% dos roubos de celulares que acontecem no mundo são no Brasil. Segundo dados apresentados pela Câmara dos Deputados, no dia 05 de agosto de 2015. Cerca 3,35 roubos acontecem por minuto no Brasil.

Em 2016, foram registrados 1 milhão e 850 mil roubos em um ano, apenas nas 27 capitais brasileiras. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. 10 das 30 cidades mais violentas do mundo são brasileiras. Apenas o México está a frente do Brasil neste índice, com 19 cidades.

Fonte: Boletin Ranking de las 50 ciudades más violentas del mundo (Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal - México)

O Brasil está à frente até da Venezuela, que tem 6 cidades entre as mais perigosas do mundo.

  • Os crimes parecem ter se tornado algo normal no Rio de Janeiro. Para entender as origens e os principais responsáveis pela violência da cidade, a Brasil Paralelo produzirá um documentário investigativo inédito - toque aqui para saber mais.

Um dos fatores que explica tanta violência e insegurança, são os recursos dos criminosos. Os bandidos no Brasil portam armas com calibres de guerra. Em muitos casos, armas superiores às que portam os órgãos de Segurança Pública.

Todas as embaixadas e consulados estrangeiros possuem em suas páginas recomendações para seus cidadãos quando eles vão viajar. Alertas, cuidados e recomendações para uma viagem segura.

Quando se acessa as informações que fornecem sobre o Brasil, elas são semelhantes às recomendações dadas para países em estado de guerra.

Número de Assassinatos no Brasil

insegurança-pública
Imagens de assalto que ocorreu na cidade de São Paulo.

As altas taxas de homicídio se tornaram algo tão banal que as frequentes notícias de mortes não parecem mais chocar a população brasileira. Retrato de um problema grave de Segurança Pública no Brasil.

Os dados mais atuais são:

  • 60.000 homicídios por ano;
  • 1 brasileiro morto a cada 9 minutos;
  • a taxa de homicídios é de 27,5% ao ano, a cada 100 mil habitantes.

Os dados são de 2018, do Instituto Igarapé. Estas estatísticas são fruto de uma crise de criminalidade que não possui similar no mundo.

A título de comparação:

  • na 1ª Guerra Mundial, 2,45% do exército americano foi morto;
  • na 2ª Guerra Mundial, foram 2,52%;
  • na Guerra do Vietnã, foram 0,98%;
  • na retomada do Kuwait, 0,02%;
  • a porcentagem de PMs mortos no Rio de Janeiro é de 3,22%.

Fontes: PMERJ/EMG/EQG, PMERJ/EMG/PM1, PMERJ/EMG/EI, USA Congressional Research Service CRS Report RL 32492 e US Veteran Statistics

O Brasil vive um verdadeiro estado de guerra. O sistema penal é um dos favorecedores desta situação alarmante.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais