O progresso humano é uma constante quando se tem a ciência e a técnica como parâmetro. Esta é uma das principais ideias do que é o Progressismo. Essa doutrina surgiu a partir dos iluministas e ainda hoje influencia diversos pensadores e movimentos políticos.
Entenda o que é o Progressismo, suas ideias, seus argumentos filosóficos e quais grupos o defendem no Brasil e no mundo.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
Progressismo é um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso é vital para o aperfeiçoamento da condição humana. O progresso é aí entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário.
"A ideia de progresso pode ser definida como ideia de que o curso das coisas, especialmente da civilização, conta desde o início com um gradual crescimento do bem-estar ou da felicidade, com uma melhora do indivíduo e da humanidade, constituindo um movimento em direção a um objetivo desejável”. Norberto Bobbio, Dicionário Político.
Para Bobbio, filósofo e historiador do pensamento político, o que é Progressismo é a ideia de que a sociedade caminha constantemente em direção ao progresso material, moral e social.
Segundo seus defensores, a sociedade está em constante evolução, desde que se alie o progresso à técnica e à ciência. Os valores morais mudam de acordo com a época, se aperfeiçoando a medida que o tempo passa.
Veja um resumo de suas ideias:
cientificismo: a ideia de que a ciência é a origem e fonte de todo conhecimento válido;
tecnicismo: a crença de que o aprimoramento pessoal, moral, científico, social e político está atrelado à experimentos técnicos;
evolução constante: tendo em vista os dois pontos anteriores, o homem pode buscar um progresso constante de si, da sociedade e das instituições. Não há uma moral ou objetivo que norteie o fim desse progresso, mas se as mudanças estão ancoradas na ciência e na técnica, significa que são boas.
A origem das ideias progressistas remontam aos chamados “filósofos das luzes”.
O Iluminismo e o progresso humano
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico, cultural e econômico que surgiu na Europa entre os séculos XVII e XVIII. Vários temas foram expostos pelos seus pensadores, como: o fim do antigo regime, a liberdade política, econômica e individual, a valorização da razão e da ciência.
O nome do movimento vem da autoproclamação dos filósofos que o compunham, por se considerarem portadores da verdade e da razão, a saber, referiam-se a si mesmos como “filósofos das luzes”, ou “iluminados”, dando origem ao nome.
Toque na imagem para garantir seu acesso gratuito ao e-book.
Os iluministas acreditavam que o homem viveu mergulhado em um período de trevas e ignorância na Idade Média, sendo a religião a grande culpada de tal fato.
Acreditavam também que seu pensamento tiraria o homem da ignorância e o colocaria de volta na esteira do progresso humano. Para eles, o progresso está intimamente ligado à razão e à ciência.
Duas das principais ideias do movimento explicam esse fato:
racionalismo: valorização da razão e crença que ela é a única via de obtenção do conhecimento;
cientificismo: valorização da ciência e do método científico empírico como via de conhecimento e progresso da humanidade.
Para os iluministas, a sociedade humana caminha constantemente para o progresso técnico e científico. Mesmo que não haja uma referência ou um fim para esse progresso, seus pensadores defendem que há a constante evolução do homem, da sociedade e da tecnologia.
A história e seu progresso são o campo de ação da humanidade e seu fim último. E, para os iluministas, é o Estado quem conduz este campo. As possibilidades de criação são ilimitadas, comportam toda a capacidade de abstração da realidade que a mente humana é capaz de produzir.
Assim, surgem as ideias progressistas com o Iluminismo. Outras correntes defendem a noção de progresso constante do homem.
O Positivismo — "Ordem e Progresso"
Auguste Comte, um dos pais do Positivismo.
Criado no século XIX por pensadores como Auguste Comte, Immanuel Kant e Ernst Haeckel, o positivismo aprofundou as ideias iluministas. Para Comte, a ciência é o norteador do progresso social e a única fonte legítima de conhecimento.
Para os pensadores positivistas, apenas o que é comprovável pelo método científico pode ser considerado um conhecimento legítimo.
O positivismo ganhou vários adeptos no Brasil. Suas ideias influenciaram principalmente os militares e republicanos. Benjamin Constant foi o grande responsável por sua difusão.
A bandeira brasileira ostenta um lema positivista:"Ordem e Progresso". Os positivistas chegaram a criar uma nova religião, denominada por Comte de religião da humanidade. Até hoje, existe uma Igreja Positivista no Brasil.
O Progressismo teve em suas ideias influências do positivismo. Essa corrente representa o oposto do conservadorismo.