Diversos marcos na história da humanidade são chamados de "revolução" ou "revolucionários". Revolução Francesa, Revolução Industrial, Revolução Soviética, Revolução Digital, Revolução Sexual são alguns dos exemplos. Afinal de contas, o que significa revolução?
O termo é empregado para diferentes realidades que influenciam diversas nações, e até mesmo cada indivíduo. A palavra revolução tem diversos significados.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
No senso comum, revolução significa uma transformação intensa das bases de uma sociedade, alterando sua composição social, cultural, econômica e religiosa após a vitória de um determinado movimento social e político. A revolução estabelece uma nova ordem cultural, que molda o imaginário da população.
Conheça o maior plano revolucionário dos dias atuais: o governo mundial.
Esse entendimento ficou marcado no senso comum após as diversas e intensas revoluções sociais que ocorreram no século XX. No século passado, praticamente todos os países sofreram tentativas de revolução, em sua maioria de revoluções comunistas.
Etimologicamente, revolução significa ato ou efeito de revolver, de dar voltas. Pelo significado original denotar movimento, o termo era mais empregado pelas ciências naturais que tratam dos movimentos dos corpos, como a geometria e a astronomia.
O termo passou, porém, a ser mais utilizado a partir do século XVI, quando Copérnico publicou sua obra sobre astronomia De revolutionibus orbium coelestium, que defendia que a Terra gira em torno do sol.
Conheça a sequência numérica que rege a natureza, os corpos celestes e todo o universo: a sequência de Fibonacci, a harmonia considerada divina.
Depois deste marco na história da palavra fazer com que ela fosse mais utilizada, revolução ganhou sua conotação social-política graças à Revolução Francesa e seus antecedentes, que já reviravam as estruturas sociais da Europa.
De acordo com o dicionário Michaelis, revolucionar significa Ato ou efeito de revolucionar(-se), de realizar mudanças profundas ou radicais. O principal sentido do termo passou a ser político-social.
As revoluções ocorridas após a Revolução Inglesa geraram alterações enormes no mundo sócio-político europeu. Tais revoltas e mudanças exercem influência nos homens até os dias de hoje, sendo de grande importância compreender seus principais fundamentos e consequências.
Por que ocorrem revoluções?
As revoluções ocorrem devido a mudança de pensamento. As pessoas passam a não gostar mais do regime tradicional devido ao surgimento de uma ideia de vida, uma ideia que julgam ser melhor do que a estabelecida.
Essa nova ideia pode ser boa ou ruim. Eric Voegeling, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Viena, afirmava que um dos principais motivos das revoluções políticas modernas é a tentativa de imanentizar realidades metafísicas, de criar uma "religião política".
Para o autor, a principal cosmovisão do mundo moderno passou a ser as ideologias.
Toque aqui para entender essa visão de forma mais profunda.
Em contrapartida, Karl Marx afirmava que as revoluções ocorrem devido a luta de classes, o movimento primordial da história.
As ideias apresentadas nesta seção são apenas algumas das correntes de pensamento político, filosófico e sociológico. Toque neste link para ler mais artigos sobre os temas.
Principais revoluções e suas consequências
As principais revoltas políticas de grande escala, que passaram a ser chamadas de revolução, são:
Revolução Inglesa;
Revolução Protestante;
Revolução Francesa;
Revolução Soviética.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
Revolução Protestante
Lutero pregando as 95 teses na porta da Igreja, inaugurando a Reforma Protestante, ou Revolução Protestante.
A revolução protestante é comumente conhecida como Reforma Protestante. Contudo, por ter gerado uma nova religião e novas instituições, muitos historiadores modernos reformularam o termo.
A Revolução Protestante foi a principal revolução dos tempos modernos.
A revolução, também, gerou um novo tipo de pensamento, que se tornaria a base do pensamento liberal, devido à ideia de livre interpretação de Martinho Lutero.
A sociedade europeia foi transformada até mesmo nos segmentos católicos que, depois desta convulsão social, começaram os movimentos culturais do barroco, o Concílio de Trento e a formação dos Jesuítas, por exemplo.
Os efeitos desta revolução podem ser vistos até hoje na Europa que ainda conserva as áreas católicas e as áreas protestantes, bem como os efeitos culturais desta revolução.
Após a Revolução Protestante, seus líderes se arrependeram de criar tais movimentos, chegando Lutero a declarar:
“Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm.” (Carta de Lutero à Zwinglio In Bougard, Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p. 289)
Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.
Noutros escritos, Lutero declara que sua revolução não atingiu o fim de purificação do Cristianismo:
"Este não escuta sobre o Batismo, aquele nega o sacramento e aquele outro coloca um mundo entre este e o último dia; alguns ensinam que Cristo não é Deus, alguns dizem isto e alguns dizem aquilo; há tantas seitas e credos quanto o número de cabeças. Nada é tão rude quanto aquele que tem sonhos e fantasias, e pensa por si mesmo que foi inspirado pelo Espírito Santo, devendo ser um profeta". (De Wette 3,61; citado em O'Hare, Os Fatos sobre Lutero, p. 208)
O movimento, cujos principais expoentes foram Lutero e Calvino, foi responsável por desmantelar a unidade dos países europeus que se baseava na Igreja, causando diversas guerras sangrentas no velho continente.
Revolução Inglesa
Batalha durante a Revolução Inglesa.
A Revolução Inglesa foi uma guerra civil ocorrida na Inglaterra, no século XVII, entre os partidários da monarquia e os partidários do parlamentarismo.
Muitos ingleses perderam suas vidas por causa deste conflito.
A Revolução Inglesa mudou as estruturas da Inglaterra, fazendo com que, pela primeira vez na história do país, o governo se tornasse uma monarquia parlamentarista.
Os efeitos dessa revolução perduram até hoje. O sistema de governo que foi formado após essa Revolução perdura até hoje na Inglaterra.
As consequências sociais que a Revolução Inglesa causou pelo mundo também perduram até os dias de hoje.
Após a ascensão de Oliver Cromwell ao poder, o país desenvolveu sua indústria marítima e bélica e deu início ao processo de dominação da maior parte do planeta.
Por consequência da Revolução Inglesa, o liberalismo se espalhou pelo mundo e influenciou a cultura de praticamente todos os países.
Os Estados Unidos surgiram devido a esse movimento, e, além disso, através de outra revolução política e social, tornaram-se independentes e influenciaram o mundo inteiro.
Sem compreender a fundo tais agitações sociais, não é possível compreender a realidade presente e para onde a história se encaminha.
Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi um movimento popular e burguês contra o poder — considerado exagerado — e o mau governo do Rei Luís XVI. O objetivo dos revolucionários era conseguir melhores condições de vida em face da grande pobreza que vinham enfrentando.