O programa contou com a presença do padre Thiago Fragoso, do professor Rafael Tonon e do professor Joel Gracioso, que ofereceram uma leitura dos sinais que acompanharam a escolha de Leão XIV como novo papa da Igreja Católica.
A escolha do nome é o primeiro gesto público de um novo pontificado, e costuma ser carregada de significado.
Segundo os especialistas da transmissão, ao adotar o nome Leão XIV, o papa indica uma referência direta a Leão XIII, pontífice entre 1878 e 1903, lembrado por sua postura firme diante dos desafios do mundo moderno e pela fundação da Doutrina Social da Igreja com a encíclica Rerum Novarum.
“A escolha de Leão XIV pode indicar uma retomada daquela postura firme, clara e profundamente cristã diante do mundo moderno. Leão XIII foi um papa que enfrentou os desafios do seu tempo sem se render a eles.” comentou o professor Rafael Tonon.
Há ainda uma conexão espiritual importante: o novo papa pertence à Ordem de Santo Agostinho. Assim como Leão XIII era um grande admirador de Santo Agostinho. Essa herança teológica pode ter influenciado a escolha do nome.
De acordo com o padre Fragoso:
“O nome Leão evoca também a coragem pastoral, a firmeza doutrinal e a ligação espiritual com Santo Agostinho, de quem Leão XIII era profundo admirador, e Leão XIV é filho espiritual.”
Na tradição da Igreja, o nome adotado pelo papa é uma espécie de programa de governo espiritual.
O leão, como símbolo, remete ao Evangelho de São Marcos e ao Leão de Judá, figura bíblica que representa Cristo em sua realeza e força redentora.
Joel Gracioso, professor de filosofia e um dos principais especialistas em em Santo Agostinho do Brasil, destaca a simbologia do leão como representação da firmeza e da força de Cristo:
“Na iconografia cristã, o leão não é símbolo de poder humano, mas da firmeza do Cristo que vence. O papa assume esse nome para lembrar que a autoridade dele é uma participação na autoridade do próprio Cristo.”
O número XIV indica que este é o décimo quarto papa a usar o nome Leão, e sugere continuidade com renovação, como destacou a mesa:
“Não é apenas uma homenagem, mas uma atualização. Ele assume ser o 14º Leão da história da Igreja, alinhando-se a uma linhagem de papas que defenderam a verdade com firmeza, especialmente em tempos de tensão.”
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP