Pontífice inicia primeira viagem internacional e pede ações pela paz em encontro com líderes turcos e libaneses.

Ancara, Turquia. Esse foi o local da primeira viagem internacional do papa Leão XIV. Ele fez um discurso no Palácio Presidencial turco e fez um alerta: os conflitos que se multiplicam pelo mundo estão aproximando a humanidade de uma “Terceira Guerra Mundial travada aos poucos”, expressão que repete a avaliação feita por seu antecessor, o papa Francisco.
O apelo marcou o início de uma visita de seis dias à Turquia e ao Líbano, dois países de maioria muçulmana, mas com antigas comunidades cristãs.
Leão XIV desembarcou em Ancara nesta quinta-feira (27) e usou o encontro com o presidente Recep Tayyip Erdogan e outras autoridades para denunciar “dinâmicas destrutivas de poder econômico e militar” que, segundo ele, desestabilizam o planeta.
O papa afirmou que essas forças alimentam o cenário de conflitos regionais simultâneos e insistiu que “o futuro da humanidade está em jogo”.
No discurso a líderes civis e legisladores, o papa ressaltou:
Ele afirmou que a construção da paz, o combate à fome, à miséria e a defesa do meio ambiente seguem entre os maiores desafios atuais.
Erdogan elogiou a postura de Leão XIV sobre a crise palestina, chamando-a de “astuto”. O papa já havia se reunido com o presidente de Israel, Isaac Herzog, em setembro, quando criticou a situação de Gaza.
Logo após chegar, Leão XIV visitou o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia.
Depois, encontrou-se com Erdogan e com o rabino-chefe do país. Também foi ao Diyanet, órgão que conduz os assuntos religiosos na Turquia.
O pontífice ressaltou que o país é historicamente ligado ao cristianismo e também abriga tradições judaicas e islâmicas. Ele comparou a Turquia a uma “ponte entre mundos”, crítica indireta à polarização global atual.
Nesta sexta-feira (28), Leão XIV se reunirá com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, líder da Igreja Ortodoxa Oriental. Os dois participarão das celebrações do 1.700º aniversário do Concílio de Niceia, realizado no ano de 325.
Após a passagem pela Turquia, o papa seguirá para o Líbano no domingo (30). A visita ocorre dias depois de bombardeios israelenses atingirem a capital Beirute, matando ao menos 13 pessoas, segundo autoridades locais.
O país abriga 18 comunidades religiosas e costuma ser visto como exemplo de convivência plural. A agenda no Líbano inclui:
O papa também visitará o local da explosão no porto de Beirute, ocorrida em 2020.
Em falas a jornalistas antes da viagem, Leão XIV pediu que o trabalho da imprensa revele “a verdade e a harmonia que o mundo necessita”.
Ele afirmou que sua missão é promover unidade, diálogo e paz “apesar das diferenças religiosas, culturais e políticas”.
Ao fim dos discursos, Leão XIV reforçou que sua viagem tem como foco pedir ações pela paz e alertar para o impacto que os conflitos atuais têm sobre a estabilidade global.
Especial papado
No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória dos papa Leão XIV e do papa Francisco, além da história do papado desde São Pedro até os dias atuais. Assista agora a todos os episódios no canal da Brasil Paralelo:
Você também pode se interessar:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.