Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A Missão Belém é uma organização católica criada pelo Padre Gianpietro Carraro para prestar serviços a pessoas carentes em situação de vulnerabilidade.
A instituição recebeu um convite do Bispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, para fazer trabalhos no Haiti em 2010, depois que um grande terremoto devastou o país.
Desde então, a organização manteve o centro-escola Zanj Makenson na capital Porto Príncipe.
Lá eram acolhidas mais de 2.500 crianças e adolescentes durante 8 horas por dia todos os dias da semana.
Além disso, eles mantinham um hospital na região de Wharf Jeremie. A estrutura estava com pronto-socorro, poliambulatório, sala operatória, 100 leitos para internação e uma ala especial para pediatria.
Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.
Esta semana, a organização anunciou que está encerrando suas operações no país por causa da grave onda de violência que se propagou por lá, como relata o Padre Gianpietro Carraro:
“Os bandidos ontem fecharam a nossa escola e o nosso hospital. Toda atividade está bloqueada e parece imperar a insensatez”
O religioso conta que as ganguesestão fazendo uma série de ataques violentos contra civis e estruturas básicas:
“Estão fazendo ações monstruosas nos bairros da capital, matando muitas pessoas, incendiando as casas com as pessoas dentro, saqueando escolas, hospitais, igrejas…”
Segundo o relato, a “loucura dos bandidos” seria tanta que eles chegaram a fazer ameaças diretas contra a Missão Belém e seus funcionários.
O padre afirma que “o Haiti está prostrado, esmagado sob os pés dos bandidos e de políticos corruptos.”
A Missão Belém convocou uma corrente de orações pelo povo de Warf Jeremie, dos missionários e de todas as atividades da instituição no Haiti.
A campanha teve início às 12 horas de hoje, 28 de fevereiro, e conta com transmissão online através da plataforma Zoom.
Os líderes da instituição convidaram todos a se unirem em preces pela região ao longo do dia inteiro.País vive cenário de violência
O Haiti é um dos países mais pobres do mundo. Há décadas, os haitianos sofrem com a presença constante de gangues.
O Brasil chegou a combater os criminosos haitianos durante a missão de paz da ONU entre 2004 e 2017, conhecida como Minustah.
Conheça a história do Exército Brasileiro na série original Amada e Ultrajada. Assista o primeiro episódio gratuitamente e assine o streaming da Brasil Paralelo para ver os outros episódios e todas as outras produções originais. Clique aqui e garanta seu acesso por R$10.
Apesar dos militares brasileiros terem conseguido combater as facções, elas conseguiram se organizar e consolidaram seu poder.
Em 2023, as principais organizações se fundiram para criar o grupo Viv Ansanm, que pode ser traduzido como "viver juntos".
No ano passado, o grupo combateu militares haitianos enquanto pressionava pelo fim do governo do primeiro-ministro Ariel Henry, que acabou renunciando.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.