Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Pesquisa revela que 23 milhões de brasileiros vivem sob a influência de facções e milícias em seus bairros

O Brasil tem ao menos 88 facções criminosas concentradas nas grandes cidades e regiões metropolitanas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/9/2024 18:44
Foto: Alex Silva

A pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pela Folha e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública entrevistou 2.508 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do Brasil. Ela apontou que jovens são mais afetados e que o crime organizado tem mais presença em regiões periféricas.

As duas maiores organizações criminosas do Brasil são o Comando Vermelho e o PCC. Segundo um levantamento do Senappen, essas facções estão presentes em mais de 20 estados do Brasil. 

Segundo o diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio, as facções menores frequentemente possuem alguma relação com o PCC e CV e miram em territórios estratégicos para o tráfico de drogas: 

"Em 2017, a guerra entre essas facções mostrou que, para o crime, importa controlar o território, mas não todo e qualquer território. Elas dominam locais estratégicos para o armazenamento e o fluxo de distribuição das drogas."

A pesquisa também trouxe um recorte racial, apontando que pretos e pardos sofrem mais com a presença do crime. 8% dos entrevistados também disseram conhecer cemitérios clandestinos usados pelo crime. Já 6% conhecem pessoas que desaparecem por conta dos criminosos. 

A existência desses cemitérios é um problema já identificado pela polícia de São Paulo. Em julho de 2020, um deles foi descoberto na Zona Sul da capital pela Guarda Civil. Esses locais permitem com que homicídios sejam praticados e acabem não parando nas estatísticas oficiais do governo.

Apesar de ter conseguido reduzir a taxa de homicídios na última década, o número de crimes violentos no Brasil continua alto quando comparado ao restante do mundo. 

O Estudo Global Sobre Homicídios realizado pela ONU em 2023 apontou o Brasil como 14º país com mais homicídios do mundo. Quando analisa-se número absolutos, o Brasil é o país com maior número de assassinatos do mundo.

A partir desses dados, é possível afirmar que o Brasil vive uma crise de criminalidade. Todos os dias, mães perdem os seus filhos para o narcotráfico. 

A Brasil Paralelo convidou mais de 50 especialistas para entender esse problema e descobrir se há alguma solução. 

O resultado foi a trilogia Entre Lobos. Veja o trailer a seguir:

Essa série é exclusiva para membros. Caso você ainda não seja, é possível se tornar por apenas R$19,00. 

Você também tem acesso a 7 dias de teste sem compromisso. Aproveite:

Quero assistir Entre Lobos

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais