Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O Brasil é um país violento. De acordo com o ranking elaborado pela organização Vision of Humanity das nações mais seguras em 2023, ocupa a 132 posição entre 163 países analisados. O levantamento apresenta o Afeganistão como o país mais violento,
A alta taxa de criminalidade, porém, ocorre no quinto maior território do mundo, o que resulta em uma distribuição irregular da violência.
Pensando nisso, o Ministério da Justiça elaborou um mapeamento dos crimes que , ocorreram em todo Brasil. O documento ranqueia as cidades por índice de ocorrências de cada crime.
O Mapa de Segurança de 2024 traz os dados em forma de tabela, gráfico e infográfico para esclarecer quais delitos são mais comuns em determinada localidade e município.
O documento é dividido em seções, que representam os crimes analisados nas páginas que seguem.
As seções se intitulam: crimes com resultado de corte e tentativas; morte por intervenção de agentes do Estado; vitimação de agente do Estado; outras mortes; crimes contra o patrimônio; crimes contra a liberdade sexual; entorpecentes; armas de fogo; desaparecidos e localizados; quantidade de pessoas por cumprimento de mandado; e ocorrências e procedimentos realizados por militares.
Homicídio
Homicídio é o termo jurídico que descreve uma situação em que uma pessoa mata outra. Este tipo de crime pode ser dividido entre culposo, quando não há a intenção de matar, e doloso, quando o ato é cometido de forma intencional.
É descrito no artigo 121 do código penal como "matar alguém". A pena é de reclusão de seis a vinte anos.
Os dados trazidos pelo Ministério da Justiça se referem apenas aos casos de homicídio doloso.
De acordo com o gráfico produzido para ilustrar o Mapeamento, os municípios que registraram mais assassinatos no primeiro semestre de 2023 foram:
Tentativa de Homicídio
Tentativa de homicídio é um termo que trata sobre casos em que houve o intuito de cometer homicídio, porém o ato não foi consumado. O alvo da tentativa não faleceu.
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais tentativas de assassinatos no primeiro semestre de 2023 foram:
Feminicídio
O crime de feminicídio configura casos de assassinatos associados a uma suposta condição de gênero da vítima.
Segundo a lei número 13.104, assinada em 9 de março de 2015, o crime refletiria a questão de gênero se o caso é condicionado pela "violência doméstica e familiar" ou se envolve "menosprezo ou descriminação contra a mulher".
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais feminicídios no primeiro semestre de 2023 foram:
Lesão Corporal Seguida de Morte
Segundo o Código Penal Brasileiro, no artigo 129, o crime de lesão corporal é descrito como a ação de "ofender a integridade corporal ou saúde de outrem". Caso isso resulte em morte, pode levar à pena de quatro a 12 anos de reclusão.
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais lesões corporais seguidas de morte no primeiro semestre de 2023 foram:
Latrocínio
Uma situação em que a pessoa rouba outra e depois mata a vítima configura latrocínio.
O crime de latrocínio está previsto no § 3º do artigo 157 do Código Penal, que descreve roubos e extorsão. A pena prevista varia entre 20 e 30 anos de prisão.
De acordo com ográfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais latrocínios no primeiro semestre de 2023 foram:
Suicídio
O suicídio ocorre quando uma pessoa tira a própria vida. Apesar de não configurar crime, induzir uma pessoa a realizar essa ação está tipificado no Código Penal, no artigo 122. A punição determinada é de dois a seis anos de reclusão, caso a vítima morra.
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais suicídios no primeiro semestre de 2023 foram:
Mortes no Trânsito ou em Decorrência
As mortes causadas por acidentes de trânsito vitimam muitas pessoas em todo o mundo. Segundo dados da ONU, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência desse problema..
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram mais mortes no trânsito no primeiro semestre de 2023 foram:
Mortes a esclarecer sem indícios de crime
Nessa categoria estão as mortes que aconteceram sem indícios de crimes. Os óbitos que ainda estão sob investigação e podem se revelar fruto de ação humana.
De acordo com o gráfico do Mapeamento, os municípios que registraram o maior número de mortes a esclarecer no primeiro semestre de 2023 foram:
Mandado de prisão cumpridos
O relatório do Ministério da Justiça termina apresentando os mandados de prisão cumpridos ao longo do período analisado.
Um mandado de prisão é uma ordem escrita e fundamentada por uma autoridade judicial, normalmente um juiz, que determina a detenção de uma pessoa por alguma irregularidade legal.
De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, ninguém pode ser detido sem que haja um mandado regulamentado pelo judiciário, com exceção dos casos de crimes testemunhados em flagrante.
O Mapa da Violência de 2024 é finalizado com a apresentação das referências utilizadas. Algumas categorias ficaram de fora da matéria, pois os dados relativos a elas não foram dispostos na escala de municípios, mas de estados da federação.