Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Brasil é o oitavo país mais letal do mundo, aponta o Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime

Apesar da queda no número absoluto de assassinatos, o país ainda figura nas piores posições, segundo UNODC.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/5/2023 16:54
Foto: Fabiano Rocha

O Brasil representa  2,7% dos habitantes em todo o mundo, ao mesmo tempo, o país concentra mais de 20% de todos os assassinatos registrados. Os dados são de 2021, com base no 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e no ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Em 2021, os números de mortes violentas internacionais caíram 6,5% no Brasil em relação ao ano anterior. Mortes violentas representam a soma das vítimas de:

  • homicídio doloso;
  • latrocínio;
  • lesão corporal seguida de morte;
  • mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.

O perfil das vítimas segue o mesmo de levantamentos passados: negros (77,9%), com idade entre 12 e 29 anos (50%) e do sexo masculino (91,3%). A maior parte das mortes (76%) foi com uso de arma de fogo.

Em 2017, o Brasil teve um pico de violência, com taxa de 30,9 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. Os anos seguintes foram de reduções sucessivas.

Em 2020, a taxa apresentou voltou a crescer e chegou a 23,8 casos por 100 mil habitantes. Em 2021, caiu para 22,3.

Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC.

Com 2,7% da população do planeta, o Brasil responde por 20,4% dos 232.676 homicídios registrados em 2020 em 102 países pelo órgão.

“Temos um cenário no Brasil de violência extrema, com cidades com taxas altíssimas de mortes e o crescimento de vários tipos de roubos e casos de estelionatos - ressaltou Renato Sérgio de Lima, diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. - Tudo isso mostra que essa pequena redução, apesar de ser uma boa notícia, está longe de fazer com que o Brasil seja um país mais seguro”.

Um raio-x da crise de segurança pública no Brasil

No Brasil, a população é obrigada a conviver com medo e com a sensação de que os criminosos gozam de impunidade.

As forças de segurança brasileiras enfrentam uma dura realidade diária num país que tem um dos piores índices de criminalidade no mundo. Para piorar, muitas leis parecem incentivar a criminalidade protegendo o criminoso.

Essas são apenas algumas das realidades apontadas na trilogia Entre Lobos. A maior investigação sobre a crise de segurança pública, os episódios apresentam:

  • a fórmula do crime;
  • a realidade das forças de segurança pública no Brasil;
  • os principais desafios do combate ao crime;

Não perca as conclusões apresentadas por especialistas em segurança pública em Entre Lobos. Toque no link e libere seu acesso.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais