As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 7, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Jovem é encontrado com vida após desaparecer por 5 dias no Pico Paraná

Ele havia se perdido enquanto voltava de uma escalada de Ano Novo.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
5/1/2026 16:26
Governo do Paraná

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida após desaparecer no Pico Paraná e ficar perdido por aproximadamente 5 dias.

Ele caminhou mais de 20 quilômetros sozinho em uma área montanhosa de mata até encontrar uma fazenda no município de Antonina.

"Foi Deus. Se você ver meu estado, você não acredita… Estou cheio de roxo no corpo, várias escoriações, não consigo enxergar porque perdi meu óculos, sem bota, mas estou bem” o jovem comentou em um vídeo para a família.

Nas redes sociais, seus familiares publicaram uma imagem dele com a legenda: “encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital!”.

Eles também agradeceram aos “anjos que vieram aqui nos ajudar. Obrigado pelas orações!”.

A busca por Roberto mobilizou mais de 500 pessoas, incluindo equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros e voluntários da região.

Jovem se perdeu durante escalada de Ano Novo

Roberto fez a trilha no dia 31 de janeiro, juntamente com uma amiga. Os dois pretendiam ver o primeiro nascer do Sol de 2026 juntos.

Ele se perdeu por volta das 6h30 da manhã, enquanto descia do pico acompanhado da garota e outros trilheiros

Antes de chegar ao acampamento, o jovem se separou do grupo. Os relatos apontam que ele havia passado mal momentos antes.

O Pico Paraná tem mais de 1.877 metros de altitude, um dos pontos mais altos do estado, e é considerado uma trilha difícil, não recomendada para pessoas sem experiência.

Quando um segundo grupo passou pelo local em que Roberto estava não o encontraram e acionaram os bombeiros assim que chegaram ao acampamento.

Durante uma entrevista para a televisão, a amiga que o acompanhava descreveu o cenário no momento em que ele se perdeu:

Eu peguei o ritmo dos três corredores e vim. Esse foi meu erro, sei que eu errei em ter deixado ele ter vindo sozinho, mas tinha o Fábio e o casal vindo atrás, bem atrás, e ele no meio. Então eu falei que ia no mesmo ritmo, fiquei na frente, ele no meio e o casal atrás, não tinha como se perder, não sei o que aconteceu.”

Questionada pelo repórter, a garota disse que deixou Aberto para trás “pelo fato de [fazer trilhas] ser meu estilo de vida”.

Em seguida ela disse que esperava encontrá-lo fragilizado e apenas disse “foi Deus que permitiu” após ser perguntada sobre a possibilidade dele não voltar.

Roberto Roberto Farias Thomaz estuda Administração na universidade federal do Paraná (UFPR).

Nas redes sociais, ele se descreve como técnico em segurança do trabalho, bombeiro civil e socorrista resgatista

Amigos e familiares dizem que ele estava acostumado a desafios físicos e o descrevem como ativo e sociável.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais