Um lançamento que parecia prever o momento de agitação social: Em 2013, foi publicado um livro que daria um norte teórico aos anseios inarticulados do conservadorismo adormecido: O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota, de Olavo de Carvalho.
- Leia mais: as 6 principais frases de Olavo de Carvalho.
Era a coroação de um processo que já vinha ocorrendo há alguns anos de forma lenta e discreta, e que agora irrompia na consciência pública com a força de um palavrão.
Para observadores desatentos, a aparição de Olavo de Carvalho no cenário nacional pode ter parecido súbita e superficial, mas a impacto de sua mensagem se deveu a anos de preparação e estudo silenciosos.
Alçado ao reconhecimento por ousar questionar teorias da esquerda quando isso era tabu, a mensagem de Olavo atraiu brasileiros que se viam cansados de serem tutelados pela intelectualidade nacional, cujas idéias ele contestou em livros e artigos.
Foi contra a ideologização do pensamento que a voz de Olavo de Carvalho se fez ouvir.
Sua aparição ressuscitou no debate público brasileiro a discussão mais antiga do mundo, que tinha sido travada entre Platão e os sofistas, entre Jesus Cristo e Pôncio Pilatos: o debate entre os que acreditam que a verdade é relativa e aqueles que acreditam que a verdade existe.
- Para saber mais: o que é relativismo?
A obra de Olavo, distribuída em quarenta livros e milhares de horas de aulas, foi a herança que ele deixou para os brasileiros, um misto de erudição e ironia que, após sua morte em janeiro de 2022, possibilita suas chances de permanência e importância para a posteridade.






.png)
.png)




.png)
.jpg)
.png)
.png)
.jpg)
.jpg)

.webp)
.jpg)
.jpg)





