Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Guerra
3
min de leitura

Mulheres iranianas entregam suas joias para ajudar o Hezbollah

Participar de guerras religiosas é um dever sagrado no islã. Quem não pode combater precisa ao menos doar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/10/2024 17:53
CNN

No coração do Oriente Médio, no dia 14 de outubro, um evento beneficente  reuniu mulheres determinadas a apoiar uma causa que consideram nobre. 

Na Mesquita de Fatmiya, em Teerã, centenas de iranianas doaram dinheiro e suas joias pessoais para financiar a luta do Hezbollah contra as tropas israelenses no Líbano.

Na ocasião, muitas participantes deixavam claro seu apoio à causa, carregando bandeiras do grupo terrorista e da Palestina.

Entrevistada pelo jornalista Fred Pleitgen da CNN, uma das palestrantes afirmou que atuar nesse tipo de ação é muito importante:

"Esse é o nosso dever como seres humanos presenciando essa situação crítica, na luta da verdade contra a falsidade, e esse foi um comando do meu líder supremo"

O jornal estatal Tehran Times noticiou o evento como “mais do que um simples ato de caridade, "uma demonstração do comprometimento do povo iraniano com os movimentos de resistência".

O principal apresentador do evento foi um famoso veterano da Guerra Irã-Iraque travada na década de 1980, Hossein Yekta.

Em um momento, Yekta elogiou o gesto e afirmou que as doações eram uma forma de cumprir deveres religiosos:

"Embora não possamos estar fisicamente no campo de batalha, nós nos reunirmos aqui e oferecermos nossas contribuições, estamos cumprindo nossos deveres morais e religiosos."

Mosab Hassan Yousef, filho de um importante líder do Hamas, contou em entrevista à Brasil Paralelo que participar de guerras religiosas, chamadas de jihad, é uma obrigação para os muçulmanos.

"É um dever religioso ao qual todos os muçulmanos são obrigados à[9] Jihad. E a Jihad se aplica se há um território islâmico capturado pelos não-muçulmanos, até essa terra ser emancipada. Ser liberada."

Pessoas incapazes de pegar em armas pela causa islâmica ainda precisam ajudar de outra forma, como através doações:

"Agora aqueles que não podem lutar fisicamente devem lutar com seu próprio dinheiro."

A entrevista com Mosab Hassan Yousef foi realizada para o documentário From the River to the Sea, que busca entender a fundo a guerra entre Israel e o Hamas.

Para compreender uma questão complexa e importante, a Brasil Paralelo foi ao Oriente Médio, onde entrevistou intelectuais, militares e sobreviventes da guerra.

Mais de 2 milhões de pessoas já assistiram ao filme até hoje, 16 de outubro. Mais de 100 mil pessoas assistiram à estreia do documentário original no dia 7 de outubro.

Para assistir ao filme gratuitamente no YouTube, clique no link abaixo:

Quero assistir “From the River to the Sea”.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais