No feriado da Independência, a Avenida Paulista foi palco de manifestações convocadas pelo movimento Reaja Brasil e apoiadas por aliados de Jair Bolsonaro.
Entre os presentes estava o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Em discurso, ele defendeu a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e criticou o Supremo Tribunal Federal.
Tarcísio afirmou que o processo em andamento no Supremo não teria provas suficientes e buscaria “reescrever a história”.
“Agora temos o julgamento de um crime que não existiu. Tentam inventar uma narrativa. Como vão condenar uma pessoa sem nenhuma prova? Eles têm uma única delação que mudou de versão seis vezes. Uma delação mentirosa.”
O governador também citou o ministro André Mendonça para defender equilíbrio entre os poderes.
“O estado de direito fortalecido demanda autocontenção do Judiciário. O bom juiz deve ser conhecido pelo respeito e não pelo medo.”
Em outro momento, ele criticou diretamente o ministro Alexandre de Moraes.
“Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes.”
Horas depois, o ministro Gilmar Mendes usou as redes sociais para reagir às declarações. Ele afirmou que não há “ditadura da toga” no país e que ministros da Corte não agem como “tiranos”.
“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo”, escreveu.
Segundo o magistrado, o Supremo:
“Tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”.
Sem citar o governador de São Paulo, Gilmar relacionou a data ao fortalecimento institucional:
“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento.”
As declarações de Tarcísio de Freitas e Gilmar Mendes marcaram o 7 de Setembro, evidenciando a disputa em torno da anistia e do papel do Supremo no atual cenário político.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP