Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

María Corina Machado: conheça a ex-deputada e engenheira que lidera a oposição a Nicolás Maduro

Principal rosto da oposição, ex-deputada foi impedida de concorrer, mas trabalhou pela eleição de Edmundo González Urrutia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/1/2025 21:52
Reuters

Além de parlamentar e engenheira, trabalha há décadas em organizações sociais e filantrópicas católicas de Caracas. 

Em 2010, chegou à Assembleia Nacional como deputada independente. Ao longo da campanha, adotou um discurso anticomunista, crítico às expropriações.

Como deputada, passou a falar abertamente contra e Hugo Chávez, chegando a enfrentá-lo em público. 

Em 2012, María confrontou o presidente durante seu último discurso na Assembleia Nacional. Ela lhe disse que a “Venezuela decente” não queria avançar para o comunismo: 

“Como você pode dizer que respeita o setor privado na Venezuela quando se dedica à expropriação, o que é roubar”. 

Ele ouviu-a até o fim e respondeu com sarcasmo em meio aos aplausos dos seguidores: 

“Ele saiu do ranking para debater comigo. Sinto muito, sinto muito. Mas essa é a verdade. Você até me chamou de ladrão na frente do país, mas não vou te ofender. Águia não caça moscas, deputada”.

Chávez ainda a aconselhou a “vencer as primárias e enfrentá-lo na eleição presidencial”. 

Foi nesse período que ela disputou as primárias da oposição pela primeira vez. Acabou perdendo para Henrique Capriles, candidato que desistiu no último minuto.

De acordo com o El País, seu embate com o governo da Venezuela intensificou-se após a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 2013. A disputa foi denunciada pela oposição como fraudulenta.

Acusada de golpista

Em 2014, quando ainda era deputada, promoveu um movimento de protesto para retirar Maduro do poder. A BBC informou que isso lhe custou a perda do mandato devido a uma acusação de “conspiração golpista”.

No ano seguinte, foi impedida de concorrer a quaisquer novos cargos públicos. 

Mesmo com a proibição, continuou ativa na oposição ao governo de Maduro, sendo uma das principais líderes de protestos do país. Em um discurso ao senado brasileiro em 2014, declarou:

"O conflito que enfrentamos é entre a falta de respeito aos direitos humanos e às liberdades, entre a ditadura e a democracia, entre a Justiça e os atropelos, entre um regime opressor e um povo que clama por liberdade".

Após o fim do mandato, María viajou o mundo falando sobre a realidade da Venezuela, buscando apoio internacional para ajudar seu país.

Líder de protestos contra Maduro

María Corina Machado Parisca tem 57 anos e três filhos. Segundo reportagem da BBC de 2023, é a mais velha de quatro irmãs. 

Seu pai era um prestigiado empresário do setor metalúrgico, cujas empresas foram nacionalizadas por Chávez. Sua mãe foi uma renomada psicóloga e tenista.

Engenheira industrial com especialização em finanças, Machado trabalhou em diversas empresas industriais até ingressar em organizações de combate à pobreza e de fiscalização eleitoral.

Iniciou a sua carreira política como co-fundadora da ONG Súmate. A organização tinha objetivo de garantir a transparência eleitoral. 

Em 2005, encontrou-se com o então presidente George W Bush na Casa Branca, o que a fez ser considerada pelo governo venezuelano como “representante do imperialismo norte-americano”. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais