Israel expandiu o controle sobre a Faixa de Gaza desde o reinício da guerra contra o Hamas, dominando agora mais de 50% do território.
Uma vasta zona de segurança está sendo consolidada ao longo da fronteira entre Gaza e o Sul de Israel.
Essa zona militar, inicialmente com cerca de 1 km de profundidade, dobrou de tamanho nas últimas semanas, chegando a 3 km em alguns pontos, segundo mapas militares e análises de imagens de satélite.
Somada ao Corredor de Netzarim, que divide o norte do sul de Gaza, a área sob controle direto israelense já representa pelo menos 50% da Faixa, estima Yaakov Garb, professor da Universidade Ben Gurion.
- Conheça a história do conflito entre Israel e Palestina para além das narrativas da mídia ocidental com o documentário From the River to the Sea. Assista abaixo:

O Primeiro-Ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou na semana passada que Israel manterá o controle de segurança em Gaza mesmo após uma eventual derrota do Hamas e incentivará a saída de palestinos ("emigração voluntária"). Ele também anunciou planos para um novo corredor dividindo o sul de Gaza.
Centenas de milhares de palestinos viviam na área que agora compõe a zona de segurança, uma região crucial para a agricultura de Gaza.




.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





