Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Congelamento do câncer de mama atinge 100% de eficácia em pesquisa nacional e pode salvar vidas

Procedimento é uma opção à cirurgia para remoção do tumor. Conheça os detalhes sobre sua aplicação no Brasil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/2/2025 14:59
Medicina

Uma técnica inovadora para o tratamento do câncer de mama foi desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

  • A crioablação é uma técnica de congelamento de células de câncer minimamente invasiva que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e eliminar as células ou os tecidos-alvo da doença.

A técnica foi realizada pela primeira vez no Brasil e apresentou 100% de eficácia nos estudos iniciais. Esse tipo de tratamento já é utilizado com sucesso em Israel, na Itália e nos Estados Unidos. Apesar da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o procedimento aguarda aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANS) e não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Como foram os testes iniciais?

Na fase inicial do estudo, a técnica foi aplicada após a cirurgia. Participaram dessa etapa 60 pacientes e o procedimento foi 100% eficaz para tumores com menos de 1 centímetros e 95% para tumores de cerca de 2 centímetros. 

Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP. 

Saiba como o procedimento foi realizado

No dia 13 de janeiro, a crioablação foi realizada pela primeira vez em um hospital público brasileiro na Unidade Diagnóstica do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp). O procedimento envolveu três ciclos de 10 minutos.

Neste tempo, o tumor mamário foi congelado e descongelado várias vezes. Afonso Nazário, professor da Unifesp, esclarece que a técnica usa nitrogênio líquido a aproximadamente -140ºC. O líquido é aplicado com uma agulha, criando uma esfera de gelo ao redor do tumor para eliminá-lo. 

A incisão resultante é comparável ou até menor que a de uma biópsia, permitindo que o procedimento seja feito em ambulatório com anestesia local. 

  • A crioablação é descrita como indolor, precisa e rápida.

Atualmente, a pesquisa compara pacientes que foram submetidos à crioablação sem intervenção cirúrgica com aquelas que passaram pela cirurgia tradicional. Mais de 700 mulheres estão envolvidas neste estudo em 15 centros de saúde em São Paulo, sob a supervisão da professora Vanessa Sanvido, da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp.

De acordo com o professor Nazário o acesso ao procedimento pode aumentar e até levar à diminuição do preço da agulha usada na execução da técnica. Estima-se também que aumentar o acesso ao procedimento possa retirar de 20 a 30% das pacientes da fila do SUS. 

Brasil registrará 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025Até o final de 2025, estima-se que quase 80 mil brasileiros estão enfrentando o câncer de mama, um problema que se intensifica à medida que as taxas de mortalidade disparam.

Há cerca de 25 anos, a doença ceifava a vida de 9,4% das mulheres diagnosticadas. Hoje, esse número pode chegar a alarmantes 17,4%.Diante desse cenário, a democratização de tratamentos eficientes se torna não apenas uma prioridade, mas uma missão inadiável. Conheça algumas formas de prevenir o câncer de mama:

1. Exames de rastreamento

  • Mamografia: passar por mamografias regulares é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres a partir dos 40 ou 50 anos, dependendo das diretrizes locais de saúde;
  • Exame clínico das mamas: manter-se em dia com consultas regulares com um médico para que as mamas sejam examinadas pode ajudar na identificação precoce de qualquer anomalia.
  • Autoexame das mamas: embora menos formal, familiarizar-se com o próprio corpo e ficar atenta a alterações é recomendável.

2. Estilo de Vida Saudável

  • Manter um peso saudável: a obesidade é um fator de risco significativo para vários tipos de câncer, incluindo o de mama.
  • Atividade física regular: o exercício físico regular ajuda a controlar o peso e reduzir o risco.
  • Dieta balanceada: Optar por uma dieta rica em frutas, verduras e grãos integrais, e limitar o consumo de álcool e evitar o cigarro pode ajudar na prevenção.

3. Conhecimento sobre Fatores de Risco

  • Histórico Familiar: mulheres com parentes próximos que tiveram câncer de mama devem estar mais atentas e discutir estratégias de rastreamento precoce com seus médicos.
  • Histórico Genético: mulheres com mutações genéticas BRCA1 e BRCA2 têm maior risco e podem considerar testes genéticos.
  • Exposição Hormonal: fatores como primeira menstruação precoce, menopausa tardia, ter poucos filhos, ou gestação após os 30 anos podem aumentar o risco devido à exposição prolongada a hormônios.

4. Moderação no uso de hormônios

  • Terapia de Reposição Hormonal (TRH): discussões com um médico sobre os riscos e benefícios da TRH são fundamentais, uma vez que o uso prolongado pode aumentar o risco de câncer de mama.
  • Inibidores de Aromatase: Discuta com o médico o uso de exemestano, que pode reduzir significativamente o risco em mulheres pós-menopausa.

5. Vacinação

  • Vacina contra HPV: embora o HPV esteja principalmente associado ao câncer cervical, a consciência sobre a vacinação pode ser uma peça importante da prevenção geral de cânceres ginecológicos. Fonte: Centro de Combate ao Câncer

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais