Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

"Existem duas narrativas e nenhuma é a verdade”, declara professor de geopolítica sobre a guerra entre Israel e Palestina.

Especialista explica que o confronto no Oriente Médio não é tão simples quanto parece.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/10/2024 17:59
Pinterest

A guerra na Faixa de Gaza acirrou as tensões entre palestinos e israelenses na última semana. De um lado, um grupo se considera vítima de opressão. Do outro, uma nação alega ter direitos históricos sobre a região.

Apesar das diversas narrativas veiculadas pela mídia, o embate entre Israel e Palestina é mais complicado do que aparenta.

O professor Heni Ozi Cukier explica que historicamente, ambos os povos habitaram a região. Portanto, é impreciso afirmar que a terra estava desabitada aguardando a chegada dos judeus, como defende Israel. 

Por outro lado, não é verdade que estes simplesmente expulsaram toda a população palestina. 

"Existem duas narrativas muito centrais na história do conflito”, detalha. 

Explicou que para os judeus, aquela é uma terra vazia, prometida a seu povo:

“Uma diz o seguinte: que aquela terra era uma terra que não tinha ninguém, que estava aguardando a chegada do povo escolhido. É uma narrativa, isso não é a verdade”.

Já os palestinos, alegam que já estavam lá quando os judeus apareceram: 

“Eles dizem: essa terra era minha e chegou um outro povo e me expulsou dela. Isso é uma narrativa também não é verdade”, detalha Cukier.

Destaca que entender esse contexto é essencial para apreender a verdadeira natureza do que está acontecendo. 

"É uma mistura, os dois povos estavam ali. E tudo bem, então a gente tem que encontrar um caminho para os dois povos conviverem.", finaliza.

Para entender mais sobre um dos conflitos mais longevos da humanidade, a Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio ouvir as pessoas que de fato vivem essa realidade. 

O filme “From the River to the Sea” vai além de relembrar as causas e consequências do ataque. Ele analisa o conflito entre árabes e judeus e também como grupos extremistas ganharam espaço em determinadas regiões, como a Faixa de Gaza.

Clique aqui para ser avisado da estreia, que acontece no dia 7 de outubro de 2024. 

Escalada de conflito

A tensão entre Israel e Palestina aumentou na semana passada, quando Israel atacou prédios usados pelo Hezbollah como sede e depósito de armas. 

O bombardeio atingiu a sede da milícia xiita localizada em Beirute, poucos minutos antes de Benjamin Netanyahu começar a discursar na sede da Assembleia Geral da ONU.

Testemunhas relataram à agência Reuters que múltiplas explosões ocorreram, o que fez com que diversas nuvens de fumaça atingissem a cidade. Veja o vídeo: 

Na ocasião, o chefe da organização terrorista foi morto. Em resposta, o Irã bombardeou Israel na terça-feira dia 1º de outubro. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais