Atualidades5 min de leitura

Homem invade Igreja Católica e quebra imagens de santos

Um homem invadiu a Paróquia Bom Jesus das Oliveiras e quebrou imagens sacras em SP.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Homem invade Igreja Católica e quebra imagens de santos
Fonte da imagem: Foto: Reprodução / Redes Sociais

Receba notícias gratuitamente em seu email

Ele destruiu duas estátuas – Bom Jesus e Santa Edwiges – por volta das 10h, entre duas missas. O suspeito, flagrado por câmeras, fugiu antes da chegada da polícia.

O ataque que chocou a comunidade

O caso ocorreu na manhã de domingo, na Rua Antônio D’Ámin, no bairro do Itaim Paulista, durante um intervalo entre as celebrações. Câmeras de segurança mostram o homem, de moletom cinza, empurrando as imagens ao chão com fúria, segundo o Estadão.

O pároco, padre Pe. Genaldo, relatou ao Metrópoles que o suspeito perguntou por ele antes do ato. A paróquia lamentou: Pedimos fé e paz diante desse vandalismo, em nota oficial.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Impactos na região e no mundo

O ataque abalou os fiéis da paróquia, que reúne 300 pessoas por missa, segundo o Estadão. A intolerância religiosa preocupa, com casos semelhantes crescendo 47% no Brasil desde 2020.

Globalmente, atos contra igrejas católicas, como na França (800 em 2023), mostram um padrão, diz a TIME. A violência pode estremecer comunidades e exigir mais segurança em templos, alerta o The New York Times.

Desafios para a investigação

A Polícia Civil do 50º DP (Itaim Paulista) busca identificar o suspeito, mas enfrenta obstáculos. A falta de testemunhas no momento do crime complica o caso, segundo a CNN Brasil.

As câmeras capturaram o rosto, mas a qualidade dificulta reconhecimento, diz o Metrópoles. A motivação – intolerância ou desequilíbrio – segue incerta, atrasando a resolução.

[VENDA] BP 10 ANOS

Outros casos em foco

No Brasil, ataques a templos não são novos: em 2024, um homem destruiu um sacrário em MT. A nível global, a Notre-Dame sofreu vandalismo em 2023, com prejuízo de € 2 milhões, segundo a Reuters.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS