“Fascistas não passarão!”; “Ele não é louco, ele é um fascista!”. Poucos termos atravessaram o século com tanta força, e tanta confusão, quanto fascismo.
No debate público, a palavra virou insulto, rótulo e arma política. No entanto, raramente é usada com o devido rigor histórico.
Mas o que foi, de fato, o fascismo? Apenas uma ideologia violenta que conquistou as massas? Ou um fenômeno mais profundo, enraizado em correntes filosóficas, intelectuais e culturais, que moldou o destino de nações inteiras no século XX?
Para responder a essas perguntas, a Brasil Paralelo realizou uma das maiores produções de sua história. A série História do Fascismo levou nossa equipe por dois continentes e mais de cinco países.
Foram meses de viagem, entrevistas e filmagens em lugares que ainda guardam as marcas da ideologia que abalou o mundo.
Estivemos nas universidades mais prestigiadas do planeta, onde a história ainda é estudada com profundidade e rigor acadêmico:
Em cada instituição, entrevistamos especialistas que dedicaram suas vidas ao estudo do tema. Intelectuais de renome, como Stanley Payne, Donald Sassoon, Richard J. Evans e Roger Griffin, participam dessa investigação, cujas obras são referências internacionais para a compreensão do fascismo e do século XX.
A investigação também passou por lugares decisivos da história: Berlim, Munique, Roma, Milão e até a Vila Mussolini, hoje transformada em museu.
Nas bibliotecas históricas, como a do Jesus College, em Oxford, fundada em 1496 e mais antiga que o próprio Brasil, registramos entrevistas e documentos.
Esses materiais mostram como o fascismo se apresentou não só como política, mas também como um projeto cultural e quase religioso, baseado em violência, culto ao líder e nacionalismo radical.
Vivemos na era em que opiniões rasas e slogans políticos tomam o lugar da história. O fascismo acabou se tornando uma das principais vítimas dessa superficialidade: usado de modo ofensivo, porém, mas raramente estudado em profundidade.
História do Fascismo foi produzido para romper isso. Para oferecer ao público brasileiro uma visão clara, documentada e rigorosa sobre o tema.
Uma produção que busca separar mito de realidade, slogans de fatos, e mostrar por que esse termo ainda é tão usado e tantas vezes de forma equivocada.
No dia 2 de setembro, estreia o primeiro episódio da trilogia História do Fascismo. Uma série documental inédita em três partes.
Porque um tema tão sério não pode continuar sendo tratado apenas com base em achismos.
Para não perder o documentário, toque aqui para saber mais.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP