Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Na luta contra o Achismo, Brasil Paralelo anuncia nova produção sobre a História do Fascismo

A produção investiga um tema sério e profundo da história humana que vem sendo tratado por muitos com opiniões sem embasamento.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/8/2025 19:37
Ilustração do novo épico da Brasil Paralelo sobre a História do Fascismo. Foto: Produção Brasil Paralelo.

Um grupo de estudantes revoltados com um suposto “extremista de direita” gritam de maneira feroz: “recua, fascista, recua”. Essa cena atingiu milhares de pessoas na internet e chegou a virar uma trend no TikTok. A pergunta que fica é: essas pessoas sabem o que estão gritando? 

Fascismo é um conceito tão complexo que levou com que intelectuais passassem toda uma vida estudando o termo. Pessoas como Hannah Arendt, Richard Evans e Robert O. Paxton, dedicaram anos e anos analisando apenas esse tema. 

O problema é que hoje, o termo virou um rótulo negativo, usado como xingamento para desqualificar adversários, sem levar em conta seu sentido histórico. Foi para enfrentar esse uso banalizado que a Brasil Paralelo produziu o Épico História do Fascismo.

Ilustração da nova produção da Brasil Paralelo: História do Fascismo.

Uma contra-revolução antes da revolução

A série parte de uma tese clara: o fascismo nasceu da percepção de que os conservadores eram fracos demais para deter os socialistas. Apresentou-se como uma contra-revolução de uma revolução que ainda não havia acontecido — uma tomada radical de poder para impedir que a esquerda repetisse na Itália ou na Alemanha o que os bolcheviques realizaram na Rússia em 1917.

Ao longo de três episódios, a produção reconstrói a trajetória dos dois maiores regimes fascistas do século XX:

  • Episódio 1: A ascensão de Benito Mussolini na Itália, de socialista revolucionário a ditador em 1922.

  • Episódio 2: O caminho de Adolf Hitler até chegar à chancelaria alemã em 1933.

  • Episódio 3: O apogeu e a ruína do fascismo e do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e o debate sobre se ele realmente terminou em 1945.

Especialistas internacionais

Para responder à pergunta “afinal, o que é o fascismo?”, a Brasil Paralelo entrevistou alguns dos maiores especialistas do mundo: Richard J. Evans, Donald Sassoon, Geoffrey Eley, Erik Kurlander, Stanley Payne, entre muitos outros. Suas análises formam a espinha dorsal da trilogia que será lançada no dia 02 de setembro. Você poderá assistir ao primeiro episódio de História do Fascismo de graça.

Esses historiadores ajudam a mostrar que o fascismo não pode ser reduzido a um simples insulto. Ele foi um movimento real, que mobilizou milhões, destruiu instituições, usou a violência como método e arrastou países inteiros para a guerra e para o genocídio.

Militantes fascistas conhecidos como "Camisas Negras".

Do passado ao presente

A trilogia não se limita a reconstruir os fatos. Ela também mostra como, mesmo derrotado militarmente, o fascismo continua a ecoar no debate público. 

Desde os movimentos neofascistas marginais até o uso indiscriminado da palavra como rótulo político, a herança do fascismo ainda molda discussões sobre liberdade, autoritarismo e o papel do Estado.

Estreia gratuita

A estreia acontece no dia 2 de setembro, às 20h, com o primeiro episódio disponível gratuitamente

Uma oportunidade rara de assistir a uma investigação histórica cinematográfica, conduzida com rigor acadêmico, mas em linguagem acessível.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais