Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Ricardo Gomes discursa na pré-estreia de God Complex nos Estados Unidos. Foto: Produção Brasil Paralelo.
O documentário God Complex, nova produção da Brasil Paralelo, estreia amanhã, com acesso gratuito. A obra revela como agências governamentais e gigantes da tecnologia se uniram para controlar o discurso público nos Estados Unidos e como essa influência se espalhou pelo mundo.
O lançamento marca também o início da expansão internacional da Brasil Paralelo, que agora atua sob o nome Big Picture Originals.
Na última semana, o filme teve pré-estreias na Flórida e em Washington D.C., reunindo personalidades políticas e brasileiros que acompanharam de perto a investigação.
Onde assistir God Complex em português (BR)?
Para assistir a God Complex de graça em português, basta fazer um rápido cadastro no link abaixo. Enviaremos o link para você por E-mail na hora da estreia. Será amanhã, às 20h:
God Complex investiga como, sob o pretexto de “segurança” e “combate à desinformação”, governos e grandes empresas de tecnologia vêm articulando uma máquina de censura digital que molda o discurso público nos Estados Unidos e que estende sua influência para o resto do mundo.
A narrativa combina entrevistas com ativistas, ex-funcionários públicos e especialistas com documentos e evidências para mostrar como uma aliança entre agências governamentais, universidades, Big Techs e organizações privadas criou o que o filme chama de "Complexo Industrial da Censura", um sistema com alcance global que evoluiu desde sua origem na Guerra Fria até os dias de hoje.
O documentário também traça paralelos com eventos históricos:
A Primavera Árabe, cuja explosão dependeu do uso descentralizado das redes sociais para mobilização popular.
A reação autoritária ao uso de dados e vigilância em países como Tunísia e Egito.
Atos mais recentes nos EUA: a tentativa de criar um tipo de “Ministério da Verdade”, o escândalo do notebook de Hunter Biden e a suspensão da conta de Twitter de Donald Trump enquanto presidente.
Reações ao documentário God Complex
Para Genilda Guerra, brasileira que vive nos Estados Unidos, o impacto do documentário foi imediato:
“O melhor documentário que já vi na vida. Precisamos exibi-lo em todas as escolas, no ensino fundamental e no médio.”
A professora Bianca Toledo, também presente na pré-estreia, ressaltou o valor moral da obra:
“O filme é um movimento necessário. Toda vez que expomos a verdade, geramos desconforto, mas é um risco que precisa ser assumido. Onde há verdade, há justiça. E onde há justiça, há uma obra divina sendo feita.”
Já a escritora Sasha Gong, uma das entrevistadas em God Complex, fez um alerta sobre o valor da liberdade:
“A liberdade é a essência do ser humano. Há pessoas tentando tirar nossa liberdade de expressão, e, com isso, querem roubar nossa alma. Se você não pode falar, você não é completamente humano. Todos deveriam assistir ao documentário para entender por que precisamos falar, e quem está tentando nos silenciar.”
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.