Poucos países sentiram a dor da guerra de forma tão intensa quanto a Polônia. A nação foi invadida pelos comunistas e nazistas ao mesmo tempo no chamado pacto de Ribbentrop-Molotov. Também foi a invasão nazista à Polônia que deu início à Segunda Guerra Mundial.
Um país economicamente pequeno quando comparado às grandes nações globais, se via agora enfrentando duas das maiores potências militares da época. Essa situação rendeu fortes imagens, como a de cavalos enfrentando tanques de guerra, mostrando o contraste da tecnologia dos dois exércitos.
Depois da guerra, o mundo passou a ser dividido entre a União Soviética e os Estados Unidos. A Polônia ficou sob o domínio soviético. Para quem havia pensado que todo sofrimento havia ficado para trás, os poloneses agora teriam que lidar com o autoritarismo comunista.
Neste cenário, surgiu uma figura extraordinária. Um líder religioso chamado Karol Józef Wojtyła, futuramente conhecido como Papa João Paulo II.
Como há mais de 4 séculos, a Igreja Católica só tinha padres italianos, foi uma surpresa a escolha do polônes que se provou um líder forte e importante para o seu tempo.
A vida de João Paulo II será contada no documentário “O Papa que venceu o comunismo”. Essa será a primeira obra biográfica da Brasil Paralelo. Exclusiva da BP, só estará disponível para assinantes.
Um evento gratuito e aberto será feito no Youtube da Brasil Paralelo na quinta-feira, 14 de agosto, às 20h.
O Especial João Paulo II será um momento único de reflexão e análise sobre a vida desse homem que se tornou santo. Clique no link abaixo e seja avisado na hora do evento:
Quero participar do evento
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP