Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Durante anos, a operação global de censura parecia dispersa, invisível, e difícil de comprovar. Mas uma investigação revelou que uma rede de instituições conhecida como o “Complexo Industrial da Censura” estava por trás dela.
Pela primeira vez, nomes, contratos e instituições são revelados em sequência, permitindo compreender como o discurso público passou a ser moldado de maneira centralizada.
Tudo isso está explicado no “God Complex”, a primeira produção internacional da Brasil Paralelo, apresentada com seu nome para o mercado mundial, Big Picture Originals.
O documentário foi apresentado em pré-estréia nos EUA na semana passada, em Miami e Washington. A estreia reuniu lideranças culturais e também membros da comunidade brasileira nos EUA. Ex-funcionários do governo Trump, como Mike Benz, também assistiram ao evento.
Patrick Van Duyne, designer e ex-membro do Project Veritas, comentou após a sessão:
“Gostei da parte em que mostraram como a América pode ter se tornado mais parecida com a China depois de entrar no cenário global. É uma reflexão rara e necessária”.
A proposta central de God Complex é investigar como os sistemas de censura modernos moldam o discurso público nos Estados Unidos e no mundo. O documentário mostra como o controle da informação começou a se fantasiar de proteção da democracia ou questão de saúde pública.
Uma das espectadoras, Luana González, resumiu o mesmo sentimento de alerta que o filme desperta:
“Acho que é um chamado para nos educarmos sobre os fatos. O que mais me chocou foi o que está acontecendo no Brasil. Tenho medo da situação da liberdade de expressão na América. Precisamos ter coragem e falar o que pensamos”.
Um dos espectadores presentes comentou:
“Fiquei impressionado com o tamanho da estrutura da censura. Não é sobre nós contra eles, é sobre o poder contra o povo”.
Para Genilda Guerra, brasileira estabelecida nos EUA, o impacto foi imediato:
“O melhor documentário que já vi na vida. Precisamos mostrar em todas as escolas; no ensino fundamental, no médio”.
Genilda também reconheceu que estratégias de censura do passado continuam sendo praticadas:
“Quando você olha um pouco para o estilo soviético, percebe: é isso que Stalin promovia!”
A professora Bianca Toledo, também presente na estreia, destacou o valor moral do projeto:
“O filme é um movimento necessário. Todas as vezes que expomos a verdade, geramos desconforto. Mas é um risco necessário. Onde há verdade, há justiça; e onde há justiça, há uma obra divina sendo feita”.
Ela completou:
“Acredito que todos os brasileiros precisam assistir e divulgar. Minha perspectiva de liberdade na América é de fé. Acredito que vamos vencer”.
Com God Complex, a Brasil Paralelo amplia sua missão para o mundo
Pesquisas recentes revelam que a censura é o assunto de maior preocupação no ocidente. Por isso, a Brasil Paralelo ampliou sua missão além das fronteiras nacionais com God Complex.
Entenda por que e como as democracias do mundo estão censurando seus cidadãos. Cadastre-se no link e assista o nosso documentário de graça na estreia global, no dia 16 de outubro às 20h.