Durante anos, a operação global de censura parecia dispersa, invisível, e difícil de comprovar. Mas uma investigação revelou que uma rede de instituições conhecida como o “Complexo Industrial da Censura” estava por trás dela.
Pela primeira vez, nomes, contratos e instituições são revelados em sequência, permitindo compreender como o discurso público passou a ser moldado de maneira centralizada.
Tudo isso está explicado no “God Complex”, a primeira produção internacional da Brasil Paralelo, apresentada com seu nome para o mercado mundial, Big Picture Originals.
O documentário foi apresentado em pré-estréia nos EUA na semana passada, em Miami e Washington. A estreia reuniu lideranças culturais e também membros da comunidade brasileira nos EUA. Ex-funcionários do governo Trump, como Mike Benz, também assistiram ao evento.
Patrick Van Duyne, designer e ex-membro do Project Veritas, comentou após a sessão:
“Gostei da parte em que mostraram como a América pode ter se tornado mais parecida com a China depois de entrar no cenário global. É uma reflexão rara e necessária”.
A proposta central de God Complex é investigar como os sistemas de censura modernos moldam o discurso público nos Estados Unidos e no mundo. O documentário mostra como o controle da informação começou a se fantasiar de proteção da democracia ou questão de saúde pública.
Uma das espectadoras, Luana González, resumiu o mesmo sentimento de alerta que o filme desperta:
“Acho que é um chamado para nos educarmos sobre os fatos. O que mais me chocou foi o que está acontecendo no Brasil. Tenho medo da situação da liberdade de expressão na América. Precisamos ter coragem e falar o que pensamos”.
Um dos espectadores presentes comentou:
“Fiquei impressionado com o tamanho da estrutura da censura. Não é sobre nós contra eles, é sobre o poder contra o povo”.
Para Genilda Guerra, brasileira estabelecida nos EUA, o impacto foi imediato:
“O melhor documentário que já vi na vida. Precisamos mostrar em todas as escolas; no ensino fundamental, no médio”.
Genilda também reconheceu que estratégias de censura do passado continuam sendo praticadas:
“Quando você olha um pouco para o estilo soviético, percebe: é isso que Stalin promovia!”
A professora Bianca Toledo, também presente na estreia, destacou o valor moral do projeto:
“O filme é um movimento necessário. Todas as vezes que expomos a verdade, geramos desconforto. Mas é um risco necessário. Onde há verdade, há justiça; e onde há justiça, há uma obra divina sendo feita”.
Ela completou:
“Acredito que todos os brasileiros precisam assistir e divulgar. Minha perspectiva de liberdade na América é de fé. Acredito que vamos vencer”.
Pesquisas recentes revelam que a censura é o assunto de maior preocupação no ocidente. Por isso, a Brasil Paralelo ampliou sua missão além das fronteiras nacionais com God Complex.
Entenda por que e como as democracias do mundo estão censurando seus cidadãos. Cadastre-se no link e assista o nosso documentário de graça na estreia global, no dia 16 de outubro às 20h.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP