Yahya Sinwar é o líder do Hamas e foi o arquiteto do massacre de 07 de outubro de 2023. Ele encontra-se em fuga do exército israelense após quase ter sido capturado em um dos túneis do Hamas na Faixa de Gaza. Mesmo sem a prisão de Sinwar, as forças militares israelenses conseguiram acesso a documentos secretos que mostram reuniões com comandantes do Hamas convocadas por ele.
Os registros revelam um esforço de Yahya Sinwar em convencer o Hezbollah e o Irã a participarem do ataque ou pelo menos se comprometerem a apoiar a organização na guerra que se seguiria após o atentado.
Desde 2021, o grupo simulava desistir de ataques contra Israel, enquanto secretamente negociava com o Irã. A expectativa de Sinwar era que um ataque poderoso e a conflagração de um conflito generalizado na região levasse ao colapso de Israel.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, nega que o Irã tenha tido qualquer tipo de participação no planejamento e execução do ataque terrorista de 07 de outubro de 2023.
A guerra entre Israel e Palestina só pode ser compreendida se o ocidente escutar as pessoas que vivem essa realidade. A Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio entrevistar palestinos e israelenses sobre a realidade do conflito. O resultado foi o filme From the River to the Sea, que você pode assistir gratuitamente clicando aqui.



.webp)


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)





