Os Estados Unidos podem aplicar tarifas de até 100% contra países que continuarem comprando petróleo da Rússia. A declaração foi feita pelo senador norte-americano Lindsey Graham (Partido Republicano – Carolina do Sul) em entrevista nesta segunda-feira, 21 de julho: O Brasil foi citado nominalmente como um dos alvos.
Graham acusou Brasil, China e Índia de ajudarem a sustentar a “máquina de guerra” de Vladimir Putin.
“China, Índia e Brasil compram 80% do petróleo russo barato, e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, afirmou.
Segundo o senador, se os três países mantiverem essa postura, os EUA devem impor tarifas punitivas, que poderiam chegar a 100%.
Ele declarou que essa medida seria uma forma de pressionar os governos a “escolher entre a economia americana e a ajuda a Putin”.
“Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, vamos impor tarifas que vão esmagar sua economia”, ameaçou.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)















.webp)




.webp)






