Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

A cada 40 minutos uma criança ou adolescente desaparece no Brasil

Levantamento mostra que cerca de 217 pessoas somem todos os dias.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/12/2025 14:55
Foto: Leo Martins

No Brasil, alguém desaparece a cada sete minutos. Quando olhamos apenas para crianças e adolescentes, o intervalo sobe para 40 minutos.

A escalada do problema levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a reforçar as ações de busca e a comunicação com famílias e escolas.

De acordo com os dados oficiais de 2024 do MJSP, o país registrou 66 mil pessoas desaparecidas no ano, uma média de 217 por dia.

Entre 15% e 20% das vítimas são crianças e adolescentes, o que representa 32 a 43 menores desaparecidos diariamente.

Para enfrentar o avanço dos casos, o Ministério concentrou esforços na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, criada pela Lei nº 13.812/2019.

O objetivo é acelerar respostas e melhorar a integração entre os estados. Os resultados apontam a recuperação de cerca de 43,5 mil pessoas ao longo do ano. No entanto, cerca de 22,5 mil seguem desaparecidas no Brasil.

A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) coordena as ações em parceria com instituições estaduais, que são responsáveis pelas buscas diretas.

O ministério destaca que a comunicação imediata às autoridades é decisiva para aumentar as chances de localização.

O MJSP alertou ainda que, todos os anos, cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem, e aproximadamente 12 mil são localizados. 

O ministério também chama atenção para fatores que agravam o cenário, como aliciamento digital, manipulação online e redes criminosas ligadas ao tráfico de pessoas.

A pasta reforça que muitos desaparecimentos poderiam ser evitados com informação, prevenção e ação rápida

Para alertar os pais sobre como proteger seus filhos, o delegado Hélio Bressan, especialista no combate à pedofilia, disponibilizou um guia de proteção. Clique aqui para acessar o material.

O tráfico infantil está presente em todos os cantos do planeta. Além disso, está nas operações que tentam interromper redes criminosas e nas missões que enfrentam esse crime de perto.

É essa parte da realidade que Tim Ballard revela em seu documentário Guerra Oculta que será lançado exclusivamente pela Brasil Paralelo.

O filme acompanha investigações reais e resgates que expõem como essas redes atuam e por que o enfrentamento é urgente.

Toque aqui e cadastre-se para o evento gratuito de lançamento.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais