Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump publica detalhes de ligação com Lula e sinaliza aproximação

Presidentes tratam de tarifas, sanções e ações conjuntas contra organizações criminosas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/12/2025 21:27
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula e Donald Trump tiveram nesta terça-feira uma conversa telefônica para tratar de comércio entre os dois países, sanções impostas a autoridades brasileiras e cooperação no combate ao crime organizado internacional. 

Segundo os dois, a ligação foi “muito produtiva” e deve abrir espaço para novos acordos.

“Tivemos uma ótima conversa, falamos sobre comércio, falamos sobre sanções porque, como vocês sabem, eu impus sanções, que têm a ver com certas coisas que aconteceram”, revelou Donald Trump

Lula também divulgou uma nota oficial sobre a conversa.

Ele afirmou que a ligação tratou da agenda comercial e econômica entre Brasil e Estados Unidos e do reforço à cooperação contra o crime organizado.

O presidente brasileiro disse ter considerado positiva a decisão americana de retirar a tarifa adicional de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas.

Apesar do recuo nessa tarifa, Lula destacou que ainda há outros produtos brasileiros que seguem taxados e que precisam ser discutidos.

Segundo ele, o Brasil quer “avançar rápido” nas negociações para reduzir barreiras comerciais e ampliar as exportações para o mercado americano.

Combate ao crime organizado

Na área de segurança, Lula ressaltou a urgência em fortalecer a cooperação com os Estados Unidos para enfrentar organizações criminosas que atuam além das fronteiras.

O presidente mencionou operações recentes realizadas pelo governo federal no Brasil com o objetivo de asfixiar financeiramente o crime organizado e que revelaram ramificações funcionando a partir do exterior.

Segundo o relato de Lula, Trump se mostrou disposto a apoiar iniciativas conjuntas. O presidente americano teria afirmado que daria “todo o apoio” ao trabalho conjunto entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas.

Trump também afirmou que a relação entre os dois começou a ser construída em uma reunião anterior, realizada nas Nações Unidas, e que esse encontro ajudou a preparar o terreno para o diálogo atual.

Ele disse acreditar que “muitas coisas boas virão dessa parceria recém-formada” e afirmou aguardar um novo encontro com Lula em breve.

Lula informou que os dois presidentes concordaram em voltar a conversar para acompanhar o andamento das iniciativas discutidas, especialmente na área comercial e no combate ao crime organizado.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais