Um vídeo de bastidor da viagem de Luciano Huck ao Parque Indígena do Xingu, gravado em agosto e divulgado nesta quinta-feira (5), levou o apresentador da TV Globo a receber críticas nas redes sociais.
Nas imagens, Huck aparece orientando a equipe a afastar indígenas que usavam roupas comuns e aparelhos celulares durante a gravação.
O vídeo, com pouco mais de um minuto, mostra um funcionário da Globo avisando o apresentador de que um indígena com camiseta amarela estava sendo filmado. Huck então pede que ele seja retirado do enquadramento.
“É… tira as roupas”, diz. Em seguida, completa: “Obrigado. Limpa a cultura de vocês aí.”
No mesmo registro, Huck conversa com um indígena que aparenta ser liderança local. Um integrante da equipe informa que há muitas câmeras gravando. Huck, então, pede que o aviso circule entre o grupo:
“Quanto mais celulares vocês aparecerem, menos é a cultura de vocês. Quando aparecerem vocês de celular, acho que mexe na cultura original.”
O bastidor é referente às fotos divulgadas pelo apresentador em 17 de agosto, em seu perfil no Instagram.
Na publicação, que reuniu 12 imagens da visita ao Xingu, apenas o cacique Raoni aparece usando camisa; os demais indígenas registrados estavam sem vestimentas modernas.
Até o momento, nem a TV Globo nem Luciano Huck se manifestaram sobre o vídeo.



.webp)








.webp)




.webp)










