As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Programas
3
min de leitura

"Era quase uma heresia falar sobre liberalismo na faculdade de economia", diz Alexandre Schwartsman

O economista Alexandre Schwartsman falou sobre a situação do liberalismo econômico ao redor do mundo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/5/2023 19:19
-

O primeiro episódio do programa Panorama contou com a participação de Alexandre Schwartsman, economista brasileiro que já foi diretor de assuntos internacionais do Banco Central e economista-chefe dos bancos ABN Amro e Santander.

Ao longo da conversa, Luiz Felipe D'Avila comentou sobre o movimento de abertura econômica que aconteceu nos anos 80 nos governos de Margaret Tatcher, na Inglaterra, e Ronald Reagan, nos Estados Unidos.

Ao indagar Alexandre sobre o liberalismo econômico no Brasil, o economista disse:

"Nós nunca compramos esse projeto. Mesmo com a abertura política ocorrida após o fim da ditadura militar, não aconteceu uma abertura econômica. Quando eu tive a minha formação universitária era praticamente uma heresia falar sobre liberalismo econômico. Estudar comércio internacional era visto como perda de tempo, como uma ideia ultrapassada".

Alexandre continua a fala abordando algumas das possíveis causas dos problemas da economia brasileira, chegando a comentar sobre os países que conseguiram implantar o liberalismo:

"Os interesses que tomaram conta da elite econômica brasileira e de alguns governantes dos anos 80, conforme eu disse anteriormente, não permitiram essa transição para o liberalismo. Uma série de países conseguiram fazer a transição, como a Inglaterra de Tatcher e os EUA do Reagen. 

Outros países como o Chile e o México, posteriormente, também se abriram mais". 

Alexandre diz que esse não foi o único erro na economia brasileira no período da década de 80:

"Esse não foi o único trem que o Brasil perdeu. Para lidar com a hiperinflação dos anos 80 foram necessários 15 anos, depois mais 15 anos de luta contra a crise da dívida, e ainda vieram problemas fiscais depois de tudo isso que ainda não foram resolvidos". 

O que causa tantos problemas econômicos e políticos no Brasil?

Dos anos 80 até hoje, o Brasil ainda enfrenta diversos problemas econômicos e políticos. O que causa tantos atritos? Por que um país com tantos recursos naturais não é uma potência?

A Brasil Paralelo investigou alguns dos principais problemas do Brasil e de outros países em produções originais, conheça alguns:

  • Varig - os bastidores da queda da primeira empresa multinacional do Brasil revelam problemas centrais da política e economia brasileira;
  • A Direita no Brasil - esse Original BP analisa a história do liberalismo e conservadorismo no Brasil, apresentando os principais erros e acertos do movimento, bem como seu possível futuro.
  • A Queda da Argentina - como uma das maiores potências econômicas do mundo se tornou em um dos países mais pobres da América?

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais