A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que lançará o primeiro foguete comercial a partir do solo brasileiro.
A operação será conduzida pela FAB, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e deverá acontecer até o dia 7 de novembro, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O evento pode sinalizar o início da participação brasileira no setor espacial comercial, com efeitos em emprego, tecnologia e presença internacional.
Isso abre a possibilidade do Brasil entrar em um mercado dolarizado, atraindo parceiros e investimentos.
Ainda em 2019, o mercado de foguetes movimentou mais de R$3 bilhões ao ano e a Força Aérea planejava arrecadar R$140 milhões ao ano com o aluguel da base.
O Centro de Lançamentos de Alcântara é beneficiado por sua posição geográfica próxima à Linha do Equador.
A posição ajuda a dar impulso extra ao objeto que será lançado por conta da rotação da Terra, fazendo com que a base seja uma das melhores no mundo.
O veículo escalado para a missão é o HANBIT-Nano, desenvolvido pela startup sul-coreana Innospace, que mantém uma subsidiária em São José dos Campos (SP).
Em março de 2023, a mesma empresa já havia realizado um voo-teste com o HANBIT-TLV no CLA, a operação durou 4 minutos e 33 segundos, sendo considerada um sucesso.
A operação só foi viabilizada após a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), em 2019.
O tratado abriu a base para usos comerciais, mantendo a jurisdição brasileira sobre o território e prevendo cláusulas de proteção tecnológica.
A iniciativa faz parte de um edital lançado pela AEB, que habilitou quatro empresas interessadas em usar o CLA. A Innespace saiu vencedora.
O HANBIT-Nano é um foguete orbital de dois estágios, projetado para lançar pequenos satélites.
Mede cerca de 21,8 metros e 1,4 metro de diâmetro, e pode levar até 90 kg de carga a órbitas síncronas ao Sol (SSO), alcançando altitudes por volta de 500 km.
O primeiro estágio usa um motor híbrido de aproximadamente 25 toneladas de empuxo, alimentado por parafina sólida e oxigênio líquido.
O segundo estágio pode ser equipado com o motor híbrido HyPER ou com o motor líquido LiMER, ambos com cerca de 3 toneladas de empuxo, flexibilidade que permite ajustar o perfil de voo conforme a missão.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP