This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

De Leão XIV a João Paulo II: saiba como foram as visitas dos papas ao Brasil

Visitas históricas reforçam os laços entre o país mais católico do mundo e os líderes da Igreja. Conheça essas visitas.

Por
Publicado em
9/5/2025 18:16
Site a12

A relação entre o Brasil e os papas sempre foi marcada por gestos simbólicos, encontros com multidões e profundas mensagens de fé.

Com a eleição do americano Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, a história se renova, mas as raízes desse vínculo já estavam plantadas há décadas.

Antes mesmo de se tornar papa, Leão XIV esteve diversas vezes no Brasil em missão pastoral.

Frei Prevost em Mario Campos (MG). Foto: Colégio Santo Agostinho.

Durante seu período como superior-geral da Ordem de Santo Agostinho (2012-2013), visitou cidades como Belo Horizonte, São José do Rio Preto, Campinas, Bragança Paulista e o Santuário Nacional de Aparecida.

Fluente em português e atento à espiritualidade do povo brasileiro, Prevost estreitou laços com comunidades religiosas e acompanhou a formação de jovens missionários.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O último pontífice a visitar o Brasil como papa foi Francisco, em 2013

A viagem durou uma semana e reuniu milhões de fiéis no Rio de Janeiro e em Aparecida, durante a Jornada Mundial da Juventude. O papa argentino desceu do papamóvel, abençoou crianças e pediu um novo compromisso com os pobres.

Papa Francisco esteve em Aparecida, em 2013. Imagem: Bruno Miani/A Tribuna Jornal.

Com discursos diretos, condenou a desigualdade social e reforçou o papel da juventude na renovação da Igreja.

Seis anos antes, em 2007, Bento XVI pisava em solo brasileiro pela primeira vez

O papa alemão veio ao país para abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida.

Papa Bento XVI na Catedral da Sé de São Paulo. Imagem: Site CNN. 

Durante sua estadia, canonizou Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil e celebrou missas com milhares de fiéis. Em seus discursos, tratou de temas como aborto, eutanásia, ideologia e castidade, pedindo um retorno à fé e à tradição da Igreja.

A trajetória das visitas papais ao Brasil começou com São João Paulo II, o primeiro papa a visitar o país.

Em 1980, ainda em plena ditadura militar, Karol Wojtyła desembarcou em Brasília e protagonizou uma das cenas mais emblemáticas de sua vida pública: ajoelhou-se e beijou o solo brasileiro.

Papa João Paulo II beijando o chão brasileiro. Imagem: Jornal do Comércio.

Ao longo de suas três visitas, em 1980, 1991 e 1997, percorreu dezenas de cidades, defendeu a justiça social, os direitos humanos, a liberdade sindical e incentivou a fé do povo brasileiro. Sua presença impactou diretamente a vida pública, política e religiosa do país.

A Brasil Paralelo está produzindo um novo documentário: p papa que venceu o comunismo

A trajetória de São João Paulo II revela que a luta contra o comunismo não foi apenas política, mas espiritual, uma batalha de ideias entre uma humanidade sem Deus e a verdade do Evangelho.

Assinando a plataforma de membros da Brasil Paralelo por apenas R$10, você destrava todo o nosso catálogo de conteúdos originais, filmes, cursos, séries e entrevistas exclusivas, e garante acesso ao documentário O papa que venceu o comunismo assim que for lançado.

Quero assinar

Acompanhe a cobertura da Brasil Paralelo:

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais