Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Outras
3
min de leitura

China ameaça EUA e prepara seu Exército contra Taiwan - Guerra à vista?

Guerra a vista? Após a presidente da câmara dos deputados dos EUA visitar Taiwan, a China ameaçou os EUA e o país do encontro.

Outras
Por
Publicado em
3/8/2022 17:06

No dia 2 de agosto de 2022, a presidente da câmara dos deputados dos EUA, Nancy Pelosi, realizou uma visita diplomática inesperada. Nancy se encontrou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. A reunião não havia sido anunciada em sua agenda oficial e em nenhum outro local.

O que poderia parecer apenas um encontro diplomático provocou atritos entre nações. Antes da representante dos EUA pousar em Taiwan, um jornal de propriedade do Partido Comunista Chinês anunciou:

“Se Nancy Pelosi visitar Taiwan será um ato de guerra e poderemos derrubar o avião”.

Na ONU, o representante da China afirmou que a visita é um desrespeito à soberania de seu país. Ele foi além, chegando a afirmar que os EUA estão brincando com fogo.

O Ministério da Defesa chinês afirmou que suas Forças Armadas estão em alerta, e que "operações militares com alvos específicos" de Taiwan serão lançadas.

Em contrapartida, a presidente da câmara dos deputados dos EUA discursou:

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos EUA em apoiar a democracia vibrante de Taiwan. Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia".
nancy pelosi em taiwan
Nanci Pelosi em Taiwan, acompanhada da presidente Tsai Ing-wen.

A visita de Nancy Pelosi a ilha enfureceu o governo chinês devido a posição adotada pelo partido comunista.

O líder do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, afirmou em mais de uma ocasião que Taiwan pertence à China, embora os habitantes da ilha declarem ser uma nação independente. Segundo Xi Jinping, a China tem o direito de invadir a região.

A agência de notícias Reuters divulgou uma reportagem afirmando que as operações militares chinesas incluirão:

  • viagens aéreas e marítimas conjuntas no norte, sudoeste e sudeste de Taiwan;
  • disparos reais de longo alcance e lançamentos de mísseis no mar a leste de Taiwan.

Para entender os interesses e o poder da China comunista, a Brasil Paralelo dedicou um episódio inteiro da trilogia O Fim das Nações. Uma extensa pesquisa foi feita para explicar o que a China tem feito e quais são seus principais objetivos. É possível assistir o documentário gratuitamente no site da Brasil Paralelo.

O programa Insight BP também analisou o expansionismo chinês.

O conflito entre China e Taiwan remonta à revolução comunista de Mao Tsé Tung, encerrada em 1950.

Origem do conflito China vs Taiwan

Em dezembro de 1949, a China passava pelo fim de sua pior guerra civil. Foram mais de 50 milhões de mortos. Os conflitos iniciaram-se devido à revolução comunista de Mao Tsé Tung, o primeiro líder do atual Partido Comunista Chinês.

As forças que lutavam contra os comunistas eram lideradas por Chiang Kai-shek. No final de 1949, Mao Tsé Tung venceu seus opositores, fazendo com que o Kai-Shek e seus aliados se refugiassem em Taiwan.

última reunião entre Chiang Kai-sehk e Mao Tsé Tung
Foto da última reunião entre Chiang Kai-sehk e Mao Tsé Tung, os dois lados opostos da guerra civil chinesa.

A China comunista nunca dominou ou ocupou a ilha de Taiwan, mas mesmo assim o Partido Comunista Chinês declara ter soberania sobre o território desde de 1950.

Os moradores de Taiwan conseguiram resistir ao poder dos comunistas chineses e construíram uma das nações de maior índice de desenvolvimento humano do mundo contemporâneo.

O governo chinês afirma que Taiwan está sob o controle de rebeldes, e o governo de Taiwan afirma que a ilha é uma nação independente.

Diante deste impasse geopolítico, os Estados Unidos mantêm uma ambiguidade diplomática. Desde de 1950, os EUA mantém relações diplomáticas apenas com Pequim, e nenhuma com Taiwan.

No entanto, em 1970 foi aprovada uma lei federal estadunidense que obriga os EUA a auxiliar Taiwan diante de uma invasão chinesa. Tal posicionamento foi nomeado popularmente como “ambiguidade diplomática”.

A visita do dia 2 de agosto aumentou a tensão entre China e Taiwan. Não é possível afirmar com segurança se haverá uma guerra na região, mas é possível entender a situação e ter uma base mais sólida para se preparar para o futuro.

Não perca: A Nova Guerra Fria, terceiro episódio de O Fim Das Nações. A expansão chinesa e seus objetivos são expostos em detalhes.

A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação. Abordamos temas como história, filosofia, sociologia e política, além de termos um catálogo completo de filmes, podcasts, entrevistas e cursos próprios. Quer conhecer mais? Clique no link ou toque no botão abaixo:

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais