A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 18/05, o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, o famoso Homeschooling. O projeto prevê a obrigação do poder público de zelar pelo adequado desenvolvimento da aprendizagem do estudante.
O projeto de lei 3179/12 foi apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PL - MG), regulamentando o Homeschooling e tornando-o lei.
Ele foi votado na Sessão Extraordinária nº 64, no dia 18/05/2022 das 20h48 às 21h04. a votação foi convocada pelo presidente da Câmara Arthur Lira, e a relatora do projeto foi a deputada Luisa Canziani (PSD - PR).
O projeto de lei foi aprovado com:
Ele ainda será analisado pelo Plenário nesta quinta-feira, 19/05. Se o projeto virar lei, as regras entrarão em vigor 90 dias após sua publicação.
Apesar da euforia das famílias diante da vitória na Câmara, o projeto divide opiniões.
O Homeschooling já é uma realidade no Brasil, mesmo não sendo regulamentado, entenda acessando o link.
A regulamentação marca a interferência do poder público na atividade. Segundo o texto-base aprovado na Câmara dos Deputados, o ensino domiciliar regulamentado exige que:
Se por um lado, há a garantia constitucional do ensino domiciliar, por outro, o Estado encontrou uma forma de regulamentar e controlar a atividade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP