Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Alerta para o ocidente: presidente de Taiwan compara cenário atual com Europa pré-Segunda Guerra Mundial

Xi Jinping também falou sobre Taiwan em texto sobre a aliança entre China e URSS na guerra.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/5/2025 16:48
Reuter

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, comparou a situação atual da ilha com o cenário europeu pré Segunda Guerra Mundial

Durante a primeira comemoração oficial do fim da guerra na Europa realizada em Taiwan, o presidente declarou: 

"Oitenta anos após o fim da guerra europeia, a mensagem da história é clara. Hoje, 80 anos depois, compartilhamos os mesmos valores e enfrentamos desafios semelhantes a muitas das democracias que participaram da guerra europeia". 

Com uma referência à China, Lai chamou "pessoas e países amantes da liberdade" a trabalharem em conjunto contra regimes totalitários:

"A amarga experiência da Segunda Guerra Mundial nos diz que o apaziguamento só tornará os invasores mais gananciosos e expandirá suas ambições".   

A cerimônia em Taiwan teve elementos simbólicos. Iniciou com um vídeo que exibia trechos dos desembarques do Dia D na Normandia e gravações de áudio do discurso de Winston Churchill, "Lutaremos nas praias". 

Representantes europeus participaram do evento, como a britânica Ruth Bradley-Jones, e o chefe do Escritório Econômico e Comercial Europeu em Taiwan, Lutz Güllner. 

O chefe do escritório de Taiwan do European Values Center for Security Policy, Marcin Jerzewski, disse em entrevista ao The Guardian que Lai procurou:

"Enviar a mensagem de que a segurança e a prosperidade de Taiwan e da Europa ainda estão interligadas, para que os parceiros europeus que temem uma possível retirada das garantias de segurança americanas da Europa não se afastem de seus compromissos com o Indo-Pacífico e a segurança no Estreito de Taiwan".

Este esforço para posicionar Taiwan como um ator ativo no palco internacional é importante para o que Lai descreveu como um "momento geopolítico carregado". 

Governo chinês reagiu à fala

O discurso de Lai aconteceu um dia antes da chegada de Xi Jinping em Moscou para as comemorações russas do fim da Segunda Guerra Mundial

O presidente chinês também comentou sobre Taiwan em um artigo que publicou na mídia russa sobre a cooperação entre chineses e soviéticos durante a guerra:

"Não importa como a situação na ilha de Taiwan mude, não importa como forças externas a perturbem, a tendência histórica de que a China acabará por se reunificar definitivamente é imparável". 

Os dois países foram unidos até dezembro de 1949, quando o governo chinês se refugiou na ilha após as forças do Partido Comunista conquistarem Pequim.

Conheça melhor essa história e entenda como a China se tornou uma ditadura comunista com o último episódio do épico História do Comunismo.

Clique aqui e garanta acesso a essa e todas as outras produções da Brasil Paralelo, além de filmes e séries selecionadas, por apenas R$15. Assista abaixo o primeiro episódio da série:

Leia também:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:

  • informação confiável e imparcial;
  • economia de tempo por meio de notícias objetivas;
  • atualizações constantes;

O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais