This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Guerra
3
min de leitura

80 anos do Dia D: entenda qual a importância histórica da data

O dia 6 de junho de 1944 foi marcado por um movimento decisivo no maior conflito armado da história.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/6/2024 21:05
ALBUM, UNIVERSAL IMAGES GROUP, UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/NATIONAL GEOGRAFIC

As primeiras horas do dia 6 de junho de 1944 marcaram os rumos da Segunda Guerra Mundial. Nessa data, a maior operação anfíbia da história foi realizada nas praias da Normandia, território francês que estava sob domínio das forças nazistas.

A estratégia começou a ser planejada pouco tempo após a Conferência de Teerã, onde Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, e Franklin Delano Roosevelt, presidente dos EUA, reuniram-se com o ditador soviético, Josef Stalin, para organizar os esforços de guerra.

A pressão da URSS pela abertura de um novo front ocidental para dividir as forças nazistas levou os outros dois aliados a darem início ao planejamento para a invasão à costa francesa, que ficou conhecida como "Operação Overlord".

Segundo levantamentos do historiador Max Hastings, mais de 5.300 navios foram usados para atravessar o Canal da Mancha com aproximadamente 1.500 tanques de guerra e 160 mil homens, dos quais cerca de 73 mil morreram

Os desembarques ocorreram em cinco praias próximas à cidade de Caen, que foram previamente escolhidas pelas lideranças dos aliados. As praias localizadas na região leste do Canal da Mancha foram nomeadas como: Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword.

Antes da invasão, a inteligência britânica elaborou uma das maiores estratégias de desinformação da história militar. Em um local distante dos pontos de embarque para a invasão, considerado mais propício para a travessia, a força britânica organizou um exército falso, contando com tanques de guerra infláveis e a presença do notório General Patton. A operação, conhecida como Fortitude, conseguiu reduzir as defesas alemãs nas praias selecionadas para o desembarque. 

O sucesso da estratégia pavimentou o caminho para que a  operação Overlord conseguisse cumprir seus objetivos. Ao abrir um novo front de combate no ocidente, auxiliou os aliados a dispersarem ainda mais  os esforços de militares  alemães.

Em 1944, a máquina de guerra de Adolf Hitler já estava enfraquecida pelo avanço soviético no front leste e pelos esforços das tropas aliadas, que tentavam cruzar a República de Salò no norte da Itália. 

A libertação da França, que se seguiu ao sucesso do Dia D, foi fundamental para que os exércitos aliados conseguissem avançar rumo a Berlim. Por fim, o regime nazista de Adolf Hitler foi derrotado. 

Após a morte do ditador, o conflito acabou na Europa.  

Último membro do Eixo Berlim-Tóquio-Roma, o Japão ainda iria lutar por mais quatro meses até se render, depois de testemunhar o poder das armas nucleares

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais