Um dos chefes do braço militar do Hamas em Gaza, Izz al-Din al-Haddad, disse a mediadores que não aceitará o novo plano de paz apresentado pelos EUA.
Segundo ele, a proposta teria sido desenhada com a intenção de acabar completamente com a organização terrorista, afirma a BBC.
A ala política do grupo, sediada no Qatar, mostra mais abertura a negociar ajustes, mas pode não ter tanto poder de decisão, uma vez que não tem contato com os reféns em Gaza.
Estima-se que 48 pessoas ainda estejam em cativeiro e que aproximadamente 20 delas ainda estejam vivas.
Um ponto decisivo para a rejeição é a cláusula da proposta elaborada por Trump que determina a libertação de todos os reféns nas primeiras 72 horas do cessar-fogo. Na avaliação de integrantes do grupo, a entrega eliminaria sua principal moeda de troca.
Apesar de Trump prometer que garantirá o cumprimento dos termos por parte de Israel, a desconfiança do grupo em relação às negociações aumentou após o ataque contra lideranças do Hamas em Doha, capital do Catar.
Outros líderes da sigla também se opõe à ideia de criar um órgão internacional para mediar a situação na região, algo visto como uma nova ocupação sobre o território palestino.
Além disso, os termos de Trump preveem uma zona tampão na fronteira sul e a manutenção de militares israelenses, o que causa preocupação para o grupo.
A Jihad Islâmica Palestina, que também participou do atentado e mantém alguns dos reféns, rejeitou a proposta.
O presidente americano apresentou uma proposta de 20 pontos para estabelecer a paz na região. O plano prevê um cessar fogo entre o país e o grupo terrorista, seguido pela entrega de todos os reféns vivos e mortos dentro de 48 horas.
O passo seguinte será a criação de um órgão internacional comandando principalmente pelos EUA para garantir a pacificação.
Entenda a guerra no Oriente Médio para além das narrativas ocidentais com o filme From the River to the Sea. Assista completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP